Política

O que aconteceu no MP na reunião com professores, segundo o MP

vide
| 12/07/2012 às 20:28
Mais um esforço de mediação visando o fim da greve na rede estadual de ensino foi feito hoje, dia 12, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia durante uma reunião entre professores e representantes do governo com a mediação do procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e participação do assessor especial da Presidência do Tribunal de Justiça, juiz Ricardo Schimtt.

Os participantes receberam, na oportunidade, um documento com os termos de um possível acordo entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), que foi construído após as reuniões realizadas na terça-feira, dia 10, com os professores, e ontem, dia 11, com o governador Jaques Wagner e secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e de Administração, Manoel Vitório.

Sob a coordenação do PGJ, vários promotores de Justiça efetivaram nos últimos dias de forma diuturna um concentrado esforço, justificado pelo vínculo primordial que une o Ministério Público à supremacia do interesse público, visando construir ou viabilizar uma solução que signifique a superação do impasse que perdura na educação baiana por mais de 90 dias. Na avaliação do procurador-geral de Justiça Wellington César, os inúmeros encontros realizados nas últimas semanas com a APLB, a audição de estudantes e pais, além das tratativas engendradas com o Governo do Estado, que ensejaram o comparecimento do governador no MP ontem e de seis dos seus secretários hoje, ao lado de dezenas de representantes do sindicato, ilustram, ainda que parcialmente, o significado e o alcance do empenho que foi feito. "Resta agora aguardar que, ainda no plano de uma solução negociada, as partes envolvidas assimilem a importância do desafio e propiciem à sociedade baiana o alívio e a satisfação de ver restaurada a normalidade das atividades neste setor", destacou o chefe do MP. Nesta sexta-feira, dia 13, os professores realizarão uma assembleia geral para decidir se encerrarão a greve.