vide
O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou representação por propaganda extemporânea contra o vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB) e sua esposa Heliane Vasconcelos (PCdoB), que será candidata a vereadora nas eleições deste ano em Brumado. Segundo a Promotoria, os representados realizaram propaganda subliminar ou dissimulada mediante patrocínio de camisetas, que foram distribuídas na segunda e terceira "Cavalgada Amigos do Rossi", eventos promovidos na zona rural da cidade em 2011 e 2012. Nas camisetas, constava os dizeres "Apoio: Liu Vasconcelos (Esposa de Léo)".
Através de matéria extraída do Brumado Notícias, o MPE tinha conhecimento de que, embora o vereador não fosse concorrer às eleições de 2012, seria cabo eleitoral de sua esposa, conforme havia então declarado. De acordo com o MPE, apesar de nas camisetas não haver expresso pedido de voto, "a conduta dos representados revela-se instrumental e potencialmente preordenada a alavancar pretensões políticas no pleito que ocorrerá em 07 de outubro de 2012".
Logo, por ferirem o princípio da igualdade e isonomia na disputa eleitoral, o MPE ajuizou ação contra o casal e o juiz Genivaldo Guimarães, da Comarca de Brumado, acatou a decisão do órgão e multou ambos em 5 mil reais cada. Marido e mulher tentaram se defender alegando que a representação deveria ser extinta, pois se originou de denúncia anônima e afirmando que eles não patrocinaram a confecção das camisetas e nem sequer sabiam da inserção dos dizeres. Em contrapartida, o MPE disse que a denúncia anônima é um meio perfeitamente lícito e, em seguida, rejeitou os argumentos apresentados pelos representados. O Brumado Notícias tentou falar com o vereador Leonardo Vasconcelos, mas o mesmo disse que não iria se pronunciar, uma vez que ainda não havia sido notificado pela justiça eleitoral