Política

TSE MANTÉM DECISÃO DO TJ E CASSA MANDATO DA PREFEITA DE CAMAMU

vide
| 09/07/2012 às 21:00
Ioná Queiroz (PT), prefeita de Camamu, deixa cargo para José Américo (PR)
Foto: DIV

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, a prefeita de Camamu, Ioná Queiroz (PT). A gestora do município do baixo-sul baiano já havia sido ejetada do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e se manteve na cadeira até o julgamento final, por força de uma liminar do TSE (relembre aqui). 

Os ministros do tribunal em Brasília, no julgamento de hoje, determinaram a posse do segundo colocado no pleito em 2008, José Américo (PR).

Nesta segunda-feira (9), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Carmem Lúcia decidiu pela cassação da prefeita da cidade, Ioná Queiroz.

A ministra determinou também que o segundo colocado nas eleições de 2010, José Américo, tome posse imediatamente. Caso a prefeita queira recorrer terá que fazer isso afastada do cargo, segundo informações da advogada eleitoral, Débora Guirra.

A saída de Ioná Queiroz foi determinada em dezembro de 2010, pelo TRE-BA, que a julgou culpada por abuso de poder econômico e político. Segundo a acusação, ela distribuiu comida e roupas durante a campanha de 2008, o que pode ter facilitado sua vitória no pleito eleitoral. Apesar de condenada, a prefeita conseguiu continuar no cargo por meio de uma liminar.