Política

ITAETÊ: MORTE DO PREFEITO EM CAMPANHA MUDA CENÁRIO POLÍTICO LOCAL

vide
| 09/07/2012 às 13:28
Admar Matos, o juiz eleitoral de Itaetê e seu candidato a vice Zenildo Matos
Foto: Jornal da Chapada

Com o falecimento do prefeito do município de Itaetê, Admar Matos (PDT), assume o mandato pelos próximos seis meses o vice-prefeito e funcionário público da Ebda, Zenildo Matos (PSDB). Zenildo já registrou a candidatura como vice-prefeito na chapa liderada pela candidata de oposição Lenise Estrela (PSB) para as eleições de 2012. Segundo informações de advogados da área do direito eleitoral, ele não poderá se candidatar a reeleição e, para assumir o mandato de prefeito, deve renunciar como candidato a vice na chapa de Lenise Estrela. O grupo do prefeito falecido já se movimenta em busca de um novo líder que cobrirá a lacuna deixada por Admar.


"O PT e os partidos PDT, PMDB, PP, PCdoB, PRB que formam a coligação ‘Itaetê no Coração', que era encabeçada pelo prefeito Admar Matos e Nestor Cambui [PT], vai sentar para escolher um nome que possa corresponder aos princípios políticos do grupo e da comunidade para substituir Admar Matos e ganhar a eleição em 7 de outubro, dando assim continuidade ao seu projeto político-administrativo", informa o deputado federal e representante do município na Câmara Federal, Valmir Assunção (PT-BA), que participou do funeral do prefeito no domingo (8).


Outro contexto político no município de Itaetê é levado em consideração. No entendimento da consultoria jurídica do Jornal da Chapada, Zenildo Matos, que assumirá a prefeitura, só poderia ser candidato à reeleição de prefeito em 2012 se a chapa encabeçada por Lenise Estrela renunciasse, invertendo-se a posição dos cargos.