Nomeado em março de 2011 para Salvador, o catarinense de Brusque Dom Murilo Krieger é o mais novo cidadão soteropolitano. A cerimônia de entrega da honraria ao arcebispo primaz do Brasil foi concorrida, na quarta-feira, 4, no plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador.
A iniciativa do título foi do vereador Sandoval Guimarães (PMDB) e mobilizou personalidades como o secretário extraordinário para Assuntos Internacionais e Agenda Bahia, Fernando Schmidt (representando o governador Jaques Wagner); o reitor da Universidade Católica do Salvador, José Carlos Almeida; os bispos auxiliares da Arquidiocese, Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Giovanni Crippa; e o vice-prior da Venerável Ordem Terceira do Rosário e Irmandade dos Homens Pretos, Leomar Borges (representando a Secretaria da Reparação).
O homenageado elogiou a hospitalidade baiana: “Desconfio que foi com os soteropolitanos que o Brasil aprendeu a ser gentil”. Agradeceu a condecoração, inserindo em seu discurso versos do Hino do Senhor do Bonfim que, segundo ele, “bem poderia ter sido escolhido como Hino Oficial do Estado da Bahia” por expressar “como nenhuma outra composição, o jeito baiano de acreditar, de reconhecer e de pedir”.
Ressaltou ainda a relação íntima da capital baiana com os Céus, ao relacionar o nome do município a “um dos títulos mais importantes de Jesus Cristo: Salvador”. Diante da semelhança, revelou seu desejo de serem vencidas desigualdades e preconceitos e a população aceite as diferenças e cultive sentimentos de fraternidade. “É preciso que o nome da cidade – Salvador – nos comprometa com o dever de conhecer sempre mais a pessoa e a proposta daquele que veio nos apresentar o caminho, nos trazer a verdade e nos dar a vida”, afirmou.
Presidindo a sessão, Sandoval destacou a trajetória do cardeal, desde o nascimento, em 1943, passando por sua opção religiosa, ainda jovem, o curso de Filosofia e Teologia, a licenciatiura em Letras, os estudos de Espiritualidade, em Roma, até o início do sacerdócio em 1969 e sua nomeação para a arquidiocese baiana pelo papa Bento XVI.
Estiveram também presentes à solenidade os vereadores Joceval Rodrigues (PPS) Marta Rodrigues (PT), e Pedrinho Pepê (PMDB), além do ex-vereador Antônio Lima.