Em nota de sua assessoria de imprensa, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), como faz há muitos anos, seguiu com o cortejo do 2 de Julho desde a Lapinha, ao lado da comitiva do governador Jaques Wagner, dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, e da primeira dama, Dona Fátima Mendonça.
O desfile marcou também a apresentação da chapa liderada pelo deputado federal Nelson Pellegrino, tendo como vice a vereadora Olívia Santana, para a disputa da prefeitura de Salvador, em outubro.
Segundo Rosemberg, a festa, que mistura política, história e devoção, é a principal comemoração do povo baiano. "Foi na Bahia que a independência brasileira foi confirmada. Em nossas terras houve lutas, correu sangue de baianos e brasileiros. É um orgulho regional e do País".
Rosemberg ressaltou que a festa do 2 de Julho é o momento de se testar popularidade, de reverenciar aos baianos. "É um espaço democrático para todos os tipos de manifestações. Nós do PT fomos oposição e trouxemos no passado nossas reivindicações às ruas. Essa é a democracia que queremos, com as pessoas tendo a liberdade de expor suas idéias, sem exageros. Além disso, são muitas as manifestações de carinho durante o cortejo".
Rosemberg acredita na vitória da chapa Pelegrino-Olívia e disse que a escolha da vereadora para compor a chapa confirma a boa relação entre os partidos, além de reforçar a força feminina na política de Salvador, que teve início com a administração de Lídice da Mata. "Pelegrino e Olívia têm as qualidades necessárias para fazer um grande trabalho. Essa união começou a dar certo com a eleição de Lula, em 2002, seguiu na Bahia em 2006, com Wagner e agora chegará à prefeitura de Salvador",