Política

PETROLEIROS ABREM CONGRESSO E MOSTRAM SEU VALOR PARA O BRASIL

vide
| 30/06/2012 às 19:07
Mais de 300 petroleiros participam do Congresso em Salvador
Foto: DIV
O 1º Congresso dos Petroleiros da Bahia teve inicio na manhã de sábado (30)com a participação de mais de 300 delegados inscritos, representando os mais de 9.000 associados do Sindipetro Bahia. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da CUT, FUP, CNQ, Industri All, DIEESE, Astape, PT, PCdoB, CTB e Psol. Com a instalação dos trabalhos do Congresso, oficializou-se a eleição dos delegados anteriormente inscritos, tornando-se todos aptos ao processo de votação.

O pastor Joel Zeferino, que comandou um ato ecumênico, ressaltou que é preciso olhar para o futuro e acreditar que é possível continuar lutando. A coordenadora do DIEESE-BA, Ana Georgina Dias, destacou a importância da Petrobrás, empresa responsável por 14% de toda a riqueza gerada no país, lembrando que 40% dos engenheiros formados no Brasil trabalham na estatal.

Já o presidente da CUT Bahia, Cedro Costa, ressaltou a importância da categoria petroleira, inclusive para o desenvolvimento da economia do nosso país. Para o coordenador da FUP, Antonio Moraes, a história mostra que os petroleiros souberam olhar além do seu próprio umbigo,indo muito além da luta da categoria. O representante da Industri All, Sérgio Novaes,falou da entidade, recém criada em substituição a ICEM, que reúne hoje 55 milhões de filiados em todo o mundo.

Para o coordenador geral do Sindipetro-BA, Paulo César Martin,é preciso ficar atento para o futuro da categoria petroleira e saber qual é a política a ser desenvolvida em relação à contratação de pessoal. "Temos que lutar pela primeirização e levar este debate ao Congresso nacional",afirma.

Durante à tarde os congressistas vão aprovar o regimento interno do Congresso e dar inicio às discussões das cerca de 60 teses inscritas.