A criação de uma Zona Azul de Eventos está sendo proposta pelos vereadores Alberto Braga (PSC) e Andrea Mendonça (PV) na tentativa de acabar com a exploração dos guardadores de carros, apelidados de “flanelinhas”, em acontecimentos de grande apelo popular em Salvador.
De acordo com o projeto de lei, o estacionamento provisório seria estabelecido num raio de até 500 metros em volta de estádios, autódromos e centros de convenções, entre outros locais, capazes de reunir mais de duas mil pessoas.
Para Braga, é preciso fazer algo para inibir os flanelinhas, que se multiplicaram pela cidade e atuam impunemente, ocupando espaços públicos e cobrando preços abusivos por lugares para estacionar: “Trata-se de uma extorsão, pois muitos deles coagem e ameaçam danificar o veículo, se o motorista não pagar”.
Os edis querem a nova Zona Azul funcionando em sistema rotativo especial, com vagas demarcadas e sinalizadas, desde duas horas antes do início previsto do evento e até duas horas depois do horário estimado para o seu término.
“A ideia está lançada, aberta a críticas e sugestões. Esperamos contar com o apoio de todos. O que tiver que mudar no projeto, iremos mudar. O importante é que estamos fazendo algo para acabar com esse problema", afirmou o socialista cristão.