4. O empresariado está chorando horrores pelo baixo movimento, em virtude das crises americana e européia, que provocaram uma grande retração no fluxo de turistas, motivo porque querem tirar "la diferençe" em cima dos pobres brasucas.
5. Não tem quem tire, por via telefônica, qualquer pista do teor do relatório do Conselheiro Pedro Lino, do TCE, sobre as contas da ALBA, exercício 2007.
Diz, com a sua risada sarcástica e peculiar, que os aparelhos telefônicos estão em tempo de muita traquinagem.
6. A Câmara de Salvador que disse estar sem dinheiro e retirou comerciais de vários sites e blogs, esbanja "fortuna" nas rádios e nos meios impressos. No comercial de hoje, diz que a Câmara faz leis importantes para a cidade, mas, esqueceu de acrescenter que quase ninguém cumpre.
7. É proibido fechar em ambientes fechados, diz a Câmara. Fuma-se em todos os shoppings da cidade; Lei da rampa de acessos à deificientes: são poucos os locais que existem essas rampas.
8. A mais curiosa das leis é aquele que diz o seguinte: "O dono do cachorrro também é o dono do que ele faz na rua". No Jardim Apipema, Morro do Gato e adjacências, por sinal onde mora o presidente Godinho, tem cocô à mancheia nas ruas e jardins. Cocô de cachorro, óbvio.
9. Tem muita gente querendo entender porque o único representante da Bahia a falar no plenário da Conferência Rio +20 é o presidente do Sindicato da Indústria de Papel e Celulose da Bahia, cujas componentes foram responsáveis pela criação de florestas uniformes de eucaliptos, que chegam a cobrir 70% do território dos municípios da região do Extremo Sul.
10. Argumentam, como justificativa para tal projeção, que o processo de produção preserva a vegetação nativa, mesmo sabendo que a Mata Atlântica nativa foi praticamente dizimada, em intervenções anteriores, e substituída, agora, por florestas artificiais.
11. Falando em Mata Atlântica nativa, dá um saudosismo imenso ver as atuais lideranças da cultura cacaueira reivindicando a fixação de preço mínimo para o produto, que foi responsável pela criação de uma civilização grapiuna dentro da sociedade brasileira digna de estudos, dada a força comercial que já deteve.
12. A realização do "Salon du Chocolat", em inicio de julho e conforme programação constante do link http://salonduchocolatbahia.com.br/, coincide com a apresentação do remake da novela Gabriela, que mostrará muito bem a saga dos coronéis do cacau e os costumes que implantaram em Ilhéus, espelhando em Paris, servindo para que o público estrangeiro sinta como era a vida naqueles tempos, a exemplo do que o cineasta Woody Allen fez no filme "Meia Noite em Paris".
13. Chama atenção, pela situação atual da política baiana, o embate entre o Coronel Ramiro Bastos, simbolizando o estilo ACM, e o Mundinho Falcão, mais para Jaques Wagner.
14. Que o coronel Ramiro (Antonio Fagundes) está parecendo com ACM, fisicamente, está. De vez em quando, tb tá parecendo com Lula.
15. Agora duas coisas curiosas no primeiro capítulo de Gabriela: aquele deserto que moça atravessou puxando um jumento não existe na Bahia; e o diretor maqueou tanto Juliana Paes na cena do mercado de escravos trabalhadores que estava parecendo milho sapecado em fogueira.
16. No mais, as cenas de Gabriela são fantásticas e Ivete Sangalo, interpretando Maria Machadão, a dona do Bataclã, está muito legal.
17. O Brasil conseguiu, pela primeira vez, repatriar um patrimônio ambiental e histórico pertencente ao País, representado pelo o fóssil de uma tartaruga de 20 centímetros, o qual foi retirado da Chapada do Araripe, no Ceará, geoparque reconhecido pela UNESCO, e encontrado no outro lado do mundo, no Japão.
18. Para quem não sabe, este parque cearense, um dos 37 que existem no mundo, dispõe de mais de um terço de todos os pterossauros (répteis alados) descritos no planeta e mais de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos.
19. Para surpresa geral, casos de repatriação envolvem somente recursos financeiros, sendo então um caso atípico.
20. Sêo moço as deputadas da Assembleia da Bahia, hoy, estavam elegantérrimas para o São João do coroné Nilo.
21. Por que TIBRAS, que perdeu o mercado brasileiro todo, conforme informação constante do seu último balanço anual e veiculada pelo BJÁ através do link http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2259,com a recente constatação, pelo MPE, de que continua a poluir fortemente o lençol freático e o mar próximo onde está instalada não se transfere definitivamente para algum país que seja grande comprador do dióxido de titânio?
22. O noticiário sobre o assassinato do empresario esquartejado em São Paulo, trouxe uma informação interessante sobre radar inteligente que lê a placa dos veículos e identifica os que estão irregulares quanto ao licenciamento, o qual deveria ser utilizado urgentemente na Bahia, dado a quantidades de veículos que estão sem serem licenciados, conforme vários relatos feitos por esse BJÁ.
23. Conforme os dados disponiveis no portal do DETRAN-BA e relativos ao fim dezembro de 2011, podendo ser vistos pelo link http://www.detran.ba.gov.br/estatistica/buscaestatistica.php?arquivo=licgertipodez2011.pdf&ano=2011, existiam hum milhão e 119 mil veículos sem licenciamento em todo o Estado, correspondendo a 40,6 % do total existente, sendo que cerca de 313 mil em Salvador, 91 mil em Feira de Santana, 43 mil em Alagoinhas, 46 mil em Vitoria da Conquista, 39 mil em Juazeiro, 35 mil em Barreiras, 33 mil em Jequié e 31 mil em Itabuna, para citar os números mais expressivos.