Negociação, já. Essa foi a principal palavra de ordem ecoada, na última sexta (15), na sede da Secretaria da Fazenda, no CAB. Cerca de 300 fazendários participaram do café da manhã promovido pelo Sindsefaz.
Na manifestação, trabalhadores e dirigentes do Sindicato exigiram o início das negociações com o novo secretário da Sefaz, Luiz Alberto Petitinga. O ato contou com a presença de trabalhadores da capital e de cidades do interior, como Juazeiro, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Ilhéus.
Para Jorge Claudemiro, diretor de Organização, é essencial o secretário marcar a primeira reunião. "Tivemos apenas um encontro de apresentação. A pauta foi entregue, mas ainda não houve resposta. Essa manifestação inicia a mobilização da categoria para a retomada das negociações. Queremos uma solução para o subteto dos auditores fiscais, a efetivação das promoções de 2011 e o Plano de Cargos e Salários (PCS) dos auditores técnicos", pontuou.
SEM RETROCESSOS
Ao conduzir o ato, Rubens Santiago, diretor de Imprensa do Sindsefaz, enfatizou que não pode haver retrocessos no Estado, especialmente na Fazenda. "Os fazendários têm colaborado com o governo e a sociedade. Temos que ser valorizados pelo trabalho que desenvolvemos. Queremos avançar na solução das pendências históricas. Essa é a hora da negociação e da mobilização da categoria", proclamou.
Duas conquistas foram anunciadas pelo diretor jurídico Joaquim Amaral. "Asseguramos uma vitória no Tribunal de Justiça da Bahia em relação o subteto. O TJ determinou que o governo adote como parâmetro a remuneração de desembargador. A Secretaria de Administração (Saeb) também se comprometeu a iniciar as negociações sobre o PCS dos técnicos administrativos", informou.
ATO NA GOVERNADORIA
Após o café e a reunião no saguão do prédio sede da Sefaz, os fazendários foram à Governadoria tentar audiência com os secretários da Casa Civil e da SERIN, respectivamente Rui Costa e Paulo Cézar Lisboa para expor a pauta de reivindicações da categoria e indicar, com clareza, aos rumos do movimento.
Os fazendários foram atendidos pela assessoria do secretário Lisboa, que se comprometeu até o final do dia oferecer a data da audiência do Sindsefaz com o titular da SERIN.
Reunidos, após as tratativas com a assessoria do Cézar Lisboa, os fazendários decidiram que irão aguardar o contato da Secretaria de Relações Institucionais, conforme combinado, mas caso o contato por algum motivo não tenha sido feito, os fazendários, na próxima semana, se deslocariam novamente à Governadoria para cobrar o compromisso assumido pelos interlocutores do governo baiano.