O PMDB fecha com a candidatura do vereador e presidente da Câmara, Zé de Elísio (PP), para prefeito de Camaçari. A garantia foi dada nesta segunda-feira (4/6), pelo deputado federal e presidente estadual da legenda, Lucio Vieira Lima. O ato político de apoio ao pepista será na próxima quarta-feira (6/5), na sede do Partido Progressista, em Camaçari. Além do ex-ministro Geddel Vieira Lima e parlamentares do partido, a manifestação terá os deputados federais João Leão e Mário Negromonte, presidente estadual do PP, e os estaduais Cacá Leão, Negromonte Filho e Ronaldo Carleto, correligionários de Elísio.
Com o apoio do PMDB, Elísio ganha mais espaço na propaganda eleitoral e musculatura para negociar com o PSDB de Tereza Giffoni, e o DEM, dos vereadores Antonio Elinaldo e Jorge Curvelo, e do ex-prefeito Helder Almeida. Quadro deve se consolidar com apenas as candidaturas Elísio e Maurício, diante das dificuldades estruturais e até eleitorais da postulação da atual vice-prefeita.
Oposição sabe que a única saída para entrar na disputa, prá valer e com chances de vencer, é chapa única. Caso persista a impossibilidade de um nome de consenso, até final de junho, prazo para as convenções partidárias que definirão os candidatos e coligações, a saída é a unificação dos discursos, para seguir com 2 candidaturas até setembro, quando quem estiver melhor fica. Esse seria o prazo para a renúncia de um dos postulantes, e definição da candidatura oposicionista que vai enfrentar o candidato do prefeito Luiz Caetano, o também petista e secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, que deixa o cargo nesta segunda-feira (4).
O deputado espera agora que a médica e atual vice-prefeita, também pré-candidata e signatária do acordo, cumpra o que ficou acertado e abra mão em favor do pepista. Realizado no último final de semana de maio (25 a 28), o levantamento foi feito por um instituto escolhido de forma consensuada, pelo PP, PMDB, PSDB e até com o aval do DEM, garante Lúcio.
O dirigente assegura que o PMDB nunca se mostrou intransigente. Disse que chegou a iniciar conversações com Tude, coordenador da candidatura do engenheiro Maurício Bacelar. Durante encontro na manhã de segunda-feira (28/5), com o ex-prefeito e o seu candidato, o peemedebista teria afirmado que "o tempo de conversa com o PTN passou". Lúcio lembrou que a promessa de prosseguimento das conversas não foi cumprida. Garante que o PTN ficou de voltar a se reunir, mas o diálogo parou "há mais de 10 dias".
Ainda durante o encontro da semana passada, na sede do PMDB, em Salvador, Lúcio informou que aguardava apenas o resultado da pesquisa para se definir entre Tereza e Zé de Elísio. Também participaram da reunião, os presidentes municipais do PMDB, Oswaldinho Marcolino, do PTB, Waldy Freitas, além do dirigente estadual do PPS, Ederval Poli.
texto: João Leite