(Ewerton Almeida)
Completamente fora da realidade atual, pensando unicamente em fazer a execrável politicagem de assistencialismo barato,o Prefeito Luiz Caetano, que "nababescamente" vive numa Prefeitura que é uma verdadeira ILHA DA FANTASIA em relação aos demais municípios, principalmente àqueles situados no semiárido baiano, que são lembrados apenas nessas horas para ensejar o aparecimento de políticos demagogos com campanhas de donativos.
Ninguém está passando fome no sertão, esse triste quadro desapareceu, pois o Governo tem hoje uma gama de ações políticas iniciadas no Governo FHC, com o PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA, que gerou o BOLSA FAMILIA e que PT foi acintosamente contra, mas que o Governo LULA, justiça se lhe faça, deu segmento, valorizou, aperfeiçoou para se transformar numa FÁBRICA de votos usada despudoradamente em SEU FAVOR.
O Governo precisa eletrificar toda a região do semiárido atingida periodicamente pela SECA, dotá-las de boas estradas para facilitar o acesso, fazer grandes barragens, tanques, projeto habitacional, melhorias habitacionais, dotar as casas com um sistema de implúvio e saneamento, poços artesianos com dessalinizadores, adutoras, boas escolas e assistência médica. O melhor presente que se pode oferecer ao sertanejo, e criar condições para que ele não abandone a sua terra e a sua gente. A falta dessas providencias fomenta o flagelo do EXODO RURAL.
Existe hoje toda uma TECNOLOGIA DE PONTA E INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS, que não permitem, a que ninguém, nem muito menos nenhum governo que se preze, ser pego de surpresa, na necessária adoção de medidas preventivas contra os efeitos de longas estiagens que são cíclicas e previsíveis. O ESTADO DA BAHIA, por ter a maioria do seu território inserido no POLIGONO DA SECA, já deveria dispor de um FUNDO ESPECIAL PARA COMBATER OS EFEITOS DA SECA.
Enquanto falta VONTADE POLITICA para governar, mais o IMOBILISMO DOENTIO instalado, que não permite ao Governo baiano do PT, tomar ATITUDES, ele vai ficar sempre alegando falta de recursos, cantilena que, contrasta explicitamente com a realidade dos gastos excessivos na PUBLICIDADE que visa muita mais o condenável culto a personalidade que outra coisa qualquer. A prova maior do que estamos escrevendo, é que, bastou ser noticiada a possibilidade da BAHIA sediar jogos da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, para SALVADOR, e por certo todo ESTADO, ficarem de imediato e com a VELOCIDADE DA LUZ, cobertos de OUT DOORS bonitos, caros e enganosos. Em contrapartida, NUNCA EXISTEM RECURSOS para evitar GREVES extremamente prejudiciais a população, igual a dos POLICIAIS MILITARES, essa agora dos PROFESSORES, nem para o combate aos efeitos da SECA.
Não é preciso ser nenhum analista politico e nem tão pouco um grande jornalista, para escrever e descrever essa inusitada e esdrúxula situação de apatia instalada no Estado da Bahia, que a coloca na ROTA DO ATRASO, em relação a outros ESTADOS NORDESTINOS.
Perguntar não ofende, qual o grande papel desenvolvido pela UPB, que grandes PROJETOS, foram providenciados por essa importante INSTITUIÇÃO, para dotar o nosso semiárido de uma infraestrutura completa para fazer frente aos efeitos das longas estiagens?