Apesar do contínuo processo de degradação por que passou nas últimas décadas, o parque ainda abriga a maior reserva urbana de mata atlântica da América Latina. A Conder realiza na área diversas intervenções físicas, visando a proteção e efetivo funcionamento do parque. Estão sendo investidos cerca de R$ 80 milhões e os recursos são oriundos de empréstimo do Banco Mundial para o estado da Bahia.
Ubiratan Cardoso apresentou as principais ações em curso: cercamento
do parque; construção de prédios para o funcionamento do Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá, dotado de auditório, salas para oficinas, informática, exposições, biblioteca e uma praça contígua; e duas praças de esportes, no bairros do Rio Sena e Ilha Amarela, com campo de futebol, quadra poliesportiva e pista de cooper. O projeto prevê também, nas imediações da entrada pela avenida Suburbana, a construção do Centro de Referência, que será uma espécie de Museu do Parque.
Além da construção de equipamentos comunitários, a Conder está fazendo também a relocação de famílias que moram em áreas de risco e construindo novas unidades habitacionais. As barracas de comidas e bebidas que funcionavam na praça de Oxum já foram relocadas e serão reinstaladas numa praça de Eventos. Ruas contíguas ao parque também estão recebendo obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica, além de complementação da rede de esgotamento sanitário
Depois de ouvir a explanação do diretor da Conder, o vereador Gilmar Santiago afirmou que a revitalização do Parque São Bartolomeu é um dos projetos mais importantes em curso atualmente na cidade. Lembrou que há uma luta histórica de vários segmentos da população de Salvador em favor daquela reserva natural de alto valor histórico e cultural para toda a Bahia; e que foi durante a sua passagem pela secretaria municipal de Reparação (Semur) que teve início a formulação do projeto nos termos em que está sendo implantado atualmente pela Conder.
"Quando fui para a Semur levei a ideia de revitalização do parque para dentro da prefeitura como prioridade. Lutamos para que fosse feita uma emenda da bancada da Bahia na Câmara Federal para a obtenção dos recursos e, com a vitória de Wagner, levamos este projeto para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Hoje ficamos alegres de saber que as obras estão em plena execução", comentou.