Política

TRE RECICLA 24.650 MIL URNAS INUTILIZADAS E ENVIA REMESSA A GOIÂNIA

VIDE
| 17/05/2012 às 11:40
Técnicos do TE analisar urnas boas e com defeitos
Foto: Ascom

 (Por Patrícia Mendes)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai enviar à Goiânia, até a próxima quarta-feira (23), cerca de 24.650 urnas eletrônicas inutilizadas cujas peças serão descartadas para reciclagem. Além dos equipamentos, outros itens como disquetes, restos de bobinas, baterias e peças de reposição danificadas ou sem condições de uso serão destinadas ao outro Estado para que empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faça a separação e o reaproveitamento, evitando a agressão à natureza.

Durante esta quarta-feira (16), cerca de 3.600 urnas já saíram em caminhões do Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, em Porto Seco de Pirajá. A informação é do chefe do Setor de Voto Informatizado do tribunal, Lívio Ara, que adiantou já ter sido concluída toda a seleção dos equipamentos a serem destinados pelo tribunal baiano.


"A estimativa é que sejam despachadas também duas toneladas de disquetes e mais 50 quilos de material com diversos tipos de peças", detalhou. De acordo com Lívio, o descarte ecológico de material que compreende lixo tecnológico serve como solução para os riscos de impacto ao meio ambiente. A ação ocorre em todos os TREs do Brasil.


Sustentabilidade


Conforme dados do TSE, a previsão é que sejam recicladas, este ano, 243 mil urnas, além de equipamentos e outros materiais, que somam mais de 3 mil peças, vindos de TREs de todo o país. O TSE, juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Coordenadoria de Logística (Clogi) formularam, desde 2008, o projeto que trata do descarte sustentável das urnas eletrônicas e demais componentes inutilizáveis.