Política

PPS nacional mantém Iaraci no comando do partido em Camaçari

vie
| 10/05/2012 às 10:49
Iaraci Dias e Roberto Freire
Foto: Camaçari Agora

O Diretório Nacional do PPS anulou a resolução do  Diretório Estadual da Bahia, que afastou por 12 meses, Iaraci Dias, do cargo de presidente e das atividades do Partido Popular Socialista, em  Camaçari. A resolução de terça-feira (8/5),  assinada pelo presidente nacional, Roberto Freire, considera a decisão sem valor,  por ferir a resolução do partido e a própria Constituição Federal. 


Iaraci Dias foi acusada de promover ações consideradas "isoladas" e "sem consulta" à direção do PPS, ao pedir o afastamento dos  2 juízes eleitorais de Camaçari, publicada com exclusividade pelo Camaçari Agora. A dirigente também foi acusada de tentar impor o apoio da legenda ao pré-candidato do PP, vereador Zé de Elísio.


Para Iaraci, que chegou de Brasília na noite de quarta-feira (9/5), depois de 2 dias de encontros com dirigentes do seu partido, a ação da estadual, anulada pela direção nacional,  foi mais uma "tentativa de oportunistas",  preocupados apenas com "interesses pessoais".  Garante que vai tomar medidas judiciais contra todos, inclusive filiados, que tentaram atingir sua imagem e desconstruir  sua história de filha nascida e que sempre morou e viveu a história política de Camaçari.


Iaraci Dias retorna ao cargo nesta quinta-feira (10/5), para o que ela chama de "colocar a casa em ordem".  A dirigente, que também integra o conselho político do Diretório Nacional, deve convocar reunião da municipal para a próxima terça-feira (15), quando  retomará as articulações políticas para a  definição do apoio do partido a um dos candidatos  da  base oposicionista. A discussão  segue orientação do diretório nacional que afastou a possibilidade de candidatura própria em Camaçari.


Ainda durante encontro em Brasília, Iaraci ouviu do presidente estadual, Ederval Xavier, conhecido como "Poli", uma versão onde  ele acusa o coordenador jurídico do PPS no estado, Luis Santos, de ser o responsável pela processo sem comunicação prévia e direito a defesa. Sobre  o pastor Jailton de Jesus, anunciado pela  direção estadual como novo presidente municipal do partido, Iaraci preferiu não comentar.


Texto: João Leite