3. Naquela época, o sistema contava como mananciais as barragens nos rios Ipitanga (três), Joanes (duas) e Jacuipe (Santa Helena, em fase de enchimento) que tinham capacidade para produzir 5 m³/seg, que eram tratados no Parque da Bolandeira, situado na Boca do Rio.
4. Com aquela estiagem, o volume chegou a baixar para 3 m³/seg, inclusive para tal foi preciso construir um sifão na comporta da barragem Joanes II, que fica em Camaçari, para permitir o uso da água do porão do lago.
5. Inclusive, usou-se todo conhecimento e estrutura tecnológica da Fundação de Meteorologia do Ceará, trazendo aeronaves para bombardeamento de nuvens carregadas, visando provocar chuvas sobre as bacias dos rios.
6. Com a contribuição de Pedra do Cavalo, o volume produzido subiu para cerca de 10 m³/seg, inclusive com a construção da ETA Principal, em Menino Jesus, município de Candeias, dando folga para se atender o crescimento da região atendida pelo sistema que passou, nestes últimos 30 anos, de um milhão e 600 mil para três milhões e cem mil pessoas.
7. Como a lâmina do lago de Pedra do Cavalo está baixando três centímetros ao dia, a EMBASA deveria fazer uma campanha de conscientização da população usuária, no sentido de poupar água, pois a previsão de chuvas, na bacia hidrográfica do rio Paraguaçu, que possam reabastecer o lago é para após outubro vindouro.
8. Além do mais, o consumo sem qualquer preocupação com o desperdício no momento que o interior sofre a escassez do líquido e inclusive muitos investimentos em agronegócios que dependiam da água do Paraguaçu foram perdidos aparenta um notório favorecimento aos metropolitanos.
7. A Embasa, só lembrando, fez recentemente uma campanha sobre uso correto da água evitando desperdício. Repetir, agora, seria o ideal porque a situação é critica.
**
8. Depois de falar de seca, é bom ter um destino de inverno rigoroso para ir curtir um friozinho gostoso, já que a bola da vez nesse quesito, no sul maravilha, é o distrito de Monte Verde, no lado mineiro da Serra da Mantiqueira, onde também está situada a paulista Campos de Jordão.
9. Igualzinha a outra em termos de paisagens e construções em estilo europeu, tem os preços pela metade da concorrente, além da oferta de pratos baseados na culinária mineira, que são tipicamente brasileiro caipira.
10. Quem me contou isso aí das miudinhas 8 e 9 foi uma baianada que esteve por lá no feriadão.
11. O Ministério da Agricultura noticiou que suspendeu as importações de uva da Argentina e do Chile por causa de uma praga quarentenária, inexistente no território nacional, denominada ácaro Brevipalpus chilensis, pois nem existem agrotóxicos registrados no Brasil para controle de uma possível infestação nos pomares.
12. O Ministerio informa que uma das providências que está em estudo será a adoção de um sistema de alerta para pragas quarentenárias, como este tipo de ácaro.
13. Ocorre que os grandes atacadistas de frutas e as cadeias de supermercados estão com grande estoques da fruta proveniente destes países e estão desovando no território nacional para consumo, sem qualquer preocupação da possibilidade de contaminar os pomares brasileiros.