O Dia Nacional e Municipal da Matemática (6 de maio) foi comemorado na manhã desta terça-feira, 8, uma sessão especial na Câmara de Salvador, requerida e presidida pela vereadora Vânia Galvão (PT), no Plenário Cosme Farias. O evento debateu também o ensino da disciplina com a presença de professores e alunos do 9º ano da Escola Estadual Armandina Marques, do bairro Pau da Lima.
Para a petista, a matéria tem características especiais e “é considerada como disciplina autônoma e linguagem universal para o conhecimento científico”. Já o palestrante da sessão, educador Antônio José Lopes, defendeu a importância de reconhecer a matemática em situações do nosso dia a dia para seu aprendizado tornar-se mais agradável.
Segundo ele, os conteúdos são passados de modo equivocado nas escolas: “As pessoas pensam que é uma disciplina para alunos gênios, mas não é. O professor deve ter o objetivo didático no ensino da matemática e fazer uso de recursos do nosso cotidiano, como música, poesia e esportes”.
O Dia Municipal da Matemática foi proposto pelo grupo Educação Matemática em Foco (EMFoco) para Vânia. José Walber Ferreira, presidente da entidade, confirma: “A idéia do EMFoco nasceu de um grupo de especialistas em Educação Matemática, que queria germinar a semente plantada pelos professores da 1ª turma do Curso de Especialização, chancelada pela Universidade Católica do Salvador (UCSal)”.
O homem que calculava
A comemoração da data é também dia de nascimento do matemático, educador e escritor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, nascido no Rio de Janeiro em 6 de maio em 1895 e falecido aos 79 anos, em 1974, em Recife.
“Foi um professor inovador para a época e buscava ir muito além do ensino teórico e expositivo. Foi autor de inúmeras obras e de 51 livros de matemática, destacando-se ‘O homem que calculava’, com milhões de exemplares vendidos”, disse a edil.
Participaram também da mesa as professoras Shirley Costa, do Instituto Anísio Teixeira, e Ana Lúcio Gomes, representando o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto Filho.