Terminou ontem (6), em Vitória da Conquista, o 1º Festival da Juventude, com o tema "Fazer parte em toda parte", que ofereceu aos participantes atividades culturais e científicas. O parlamentar petista Marcelino Galo prestigiou a abertura do evento na sexta-feira (4), ao lado do prefeito Guilherme Menezes (PT), do teólogo e escritor Leonardo Boff, e do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim.
Em seu pronunciamento, Galo ressaltou a relevância das ações voltadas à juventude. "Os jovens precisam de maior assistência e de políticas públicas voltadas para o preparo, com possibilidades de terem uma vida digna no país. Hoje os jovens já estão elaborando políticas públicas e participando de forma efetiva mesmo, e isso é muito bom. O futuro deles depende de suas participações no presente".
Leonardo Boff também comentou sobre o futuro dos jovens e a transformação da sociedade. "Os jovens são portadores de sonhos, ideais e utopias, e hoje precisamos de pessoas assim, porque há uma carência natural de alternativas. Acredito que o jovem tem o poder, porque, para que as coisas se alterem, é necessária uma mudança na mente e no nosso coração".
No Festival ainda ocorreram oficinas de Criação e Produção Cultural, rodas de conversa e debates sobre Políticas Públicas para a Juventude no Brasil, meio ambiente e democratização da cultura. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).