O espírito comunitário, a valorização da ética nas relações sociais, as atividades em equipe e o amor à natureza foram lembrados na manhã desta sexta-feira, 4, durante sessão especial, realizada na Câmara de Salvador, para marcar a passagem do Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril.
A reunião, requerida e presidida pelo vereador Henrique Carballal (PT), contou com a presença do diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região Bahia, Antonio Luís Malafaia, para quem o movimento baiano tem potencial para abarcar 30 mil jovens (atualmente tem cerca de 3 mil apenas). No Brasil são 69.500 integrantes.
O petista descreveu como o objetivo maior do escotismo o auxílio “na transformação da sociedade, baseado em valores que temos perdido na sociedade”. Mencionou ainda a importância da solidariedade, também difundida por ele, como fundamental, desde os primórdios, para o ser humano aprender a trabalhar em coletividade.
Também professor, o edil destacou “as noções de Deus, Pátria e natureza”, prezadas pelo movimento, “são tão importantes quanto as disciplinas eletivas” das escolas. Sob esse ponto de vista, advogou sua aproximação com o Poder Público, através de convênios no âmbito da Secretaria de Educação do Estado, para difusão de suas atividades na rede de ensino.
Representante próprio
O diretor vice-presidente do 23º Grupo Escoteiro Santa Cruz, Edson Moura, falou às crianças e jovens presentes: “Ser escoteiro é ser especial. É fazer a diferença na comunidade – na rua, na escola, no trabalho”.
Antonio Malafaia agradeceu o apoio de Carballal e defendeu a necessidade de um representante próprio na Câmara, na Assembleia Legislativa e demais órgãos públicos. Em resposta, o petisa colocou seu mandato como “instrumento para o movimento ampliar sua atuação no estado, alcançando maior número de jovens e crianças”.
Também participaram da sessão, à mesa, Marco Antônio Pires de Almeida, diretor-presidente do 4º Grupo Escoteiro Luiz Tarquínio, e Gilson dos Santos, vice-presidente do 1º Grupo Escoteiro do Mar Tamandaré e coordenador-adjunto da Modalidade do Mar.