Mobilizados, principalmente, através das redes sociais, a maioria do o grupo era composta por jovens e representantes do grupo Anonymous. Segundo os participantes, esta não é uma ação que conta com o apoio de partidos políticos específicos. "O movimento é apartidário. Não envolve políticos e sim pessoas revoltadas contra o sistema e corrução no Brasil", disse um dos jovens que usava a máscara do Anoymous. Entre as revindicações da marcha estavam o fim do voto aberto parlamentar, extinção do foro privilegiado e penas mais pesadas para os crime de corrupção.
O estudante de ensino médio José Carlos, 17 anos, foi um dos adolescentes que saiu de casa para protestar e clamar por mais consciência política. "A gente convive pacificamente com a corrupção todos os dias. Aprendemos a nos acostumar. É preciso tomar uma atitude".
Vindo de Camaçari com um grupo de quinze amigos, Gerônimo Nunes ficou sabendo da caminhada pelas redes sociais e pretende levar o movimento para lá. "Como em qualquer parte do País, Camaçari também sofre com os problemas da corrupção, mas são poucos os que tem consciência política. Queremos dar o exemplo e mobilizar as pessoas".
Manifestantes gritaram palavras de ordem como "Político ladrão, quero te ver mofando na prisão" e "Acorda cidadão, 2012 é ano de eleição" Hoje, às 18 30 Um grupo de estudantes do município de Irecê, no centro norte da Bahia, realizou neste sábado (21), a Marcha contra a Corrupção, movimento nacional batizado de "Dia do Basta". Os integrantes caminharam pelas principais ruas e avenidas gritando palavras de ordens como: "Político ladrão, quero te ver mofando na prisão", "Chega de impunidade, onde está a tal moralidade?" e "Acorda cidadão, 2012 é ano de eleição".
Os manifestantes pintaram as caras, usaram máscaras, soltaram fogos de artifícios e levaram faixas e cartazes. Também marcharam com baldes, lixeiras e vassouras como forma de mostrar que a corrupção do país precisa ser varrida. O protesto parou o trânsito em alguns trechos da Rua Aurélio José Marques e diversos motoristas reclamaram.
Ao final, os estudantes se concentraram em frente à Prefeitura da cidade e fizeram uma lavagem simbólica do prédio. "A gente quer mostrar que os jovens de Irecê e região não estão acomodados em casa, eles estão se mobilizando e mostrando nas ruas que não aceitam mais corrupção nesse país", disse o estudante Stéfanno Souza Santos. Todo o percurso da marcha foi escoltado pela
Polícia Militar.