Política

VEREADORES PEDEM LIBERAÇÃO DE VERBA PARA METRÔ COMEÇAR A OPERAR

| 16/04/2012 às 23:06
Jambeiro mostra a carta em plenário
Foto: Valdemiro Lopes
Com um total de de 22 assinaturas foi concluída na tarde desta segunda-feira, 16, a carta da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara Municipal, repudiando as declarações da ministra Miriam Belchior(Planejamento, Orçamento e Gestão), que revelou ser contrária à conclusão de imediato da linha 1 do Metrô de Salvador.

O documento pede ainda a liberação dos R$ 40 milhões necessários ao início de operações do trecho Estação da Lapa-Acesso Norte e será enviado à presidente Dilma Roussef, ao governador Jaques Wagner e a todos os parlamentares baianos no Congresso Nacional. Também receberão o texto ministros, vereadores, secretários estaduais e municipais, Ministério Público, órgãos de imprensa e entidades representativas da sociedade.

Na missiva os vereadores argumentam que os 6,5 km da linha 1 devem-se à decisão do próprio Governo Federal de não repassar verba suficiente para a obra total, cujo projeto previa chegar até a Estação Pirajá.

“Se o trecho previsto é curto, uma vez concluído, poderá ser ampliado”, afirmam os edis. “Porém, se for abandonado, teremos instalações e trens sem uso, que poderão se deteriorar. Ademais, ainda que insuficiente, este roteiro abarcará um grande contingente populacional que aguarda ansiosamente a sua conclusão”.

O meio de transporte é esperado pela população há 12 anos espera pelo metrô há 12 anos, sempre com promessas não cumpridas. Quanto ao metrô da Avenida Paralela, diz a carta, “não é mais que outra promessa”.