Política

CÂMARA ACUMULA PROJETOS E SESSÕES NÃO ACONTECEM POR FALTA DE QUÓRUM

| 13/04/2012 às 00:58
(Por Limiro Besnosik)

Já passam de 800 as matérias aguardando votação na Câmara de Salvador neste início de ano. Apenas de projetos considerados não polêmicos (audiências, nomes de rua, requerimentos, medalhas, utilidade pública e títulos de cidadão) são 510. Outras proposições liberadas pelas comissões temáticas somam mais cerca de 300.

A dificuldade em esvaziar a fila começa no quórum para a realização das sessões, pois com frequência as reuniões são inviabilizadas pela pouca presença dos vereadores, como aconteceu na última quarta-feira, 11, quando apenas oito edis registraram presença no painel.

Pedro Godinho (PMDB), presidente do Legislativo, porém, não se mostra preocupado com o grande número de projetos na espera e defende o parlamento: “A Câmara produz muito, isso é bom; não é por falta de votação que temos tanta coisa acumulada, pois nos meses de fevereiro e março, apesar do carnaval, nós votamos um número considerável de matérias”.

Contas de JH

Ele anunciou para terça-feira, 17, uma reunião do Colégio de Líderes para tentar um acordo que possibilite o encaminhamento do maior número possível de propostas para apreciação em plenário.

Quanto à análise das contas 2010 do prefeito João Henrique Godinho acredita que o assunto não entrará em pauta de imediato, pois vários vereadores estão solicitando prazo para examinar o volumoso processo de aproximadamente mil páginas.

“Eu também quero esse tempo e já designei duas pessoas ligadas a mim para estudos preliminares”, revelou o pemedebista. Segundo ele, o relatório necessitará de um posicionamento criterioso por parte da CMS, dado à complexidade dos conceitos envolvidos, tanto por parte do Tribunal de Contas do Município, quanto da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.