vide
Norte-americanas choram durante homenagens aos mortos em 11 Setembro 2001
Foto: AP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Ao que tudo indica, as obras da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) vão atrasar ainda mais com a decisão do Ministério dos Transportes de fazer uma reforma geral no DNIT e na VALEC. No caso da FIOL/VALEC a decisão do ministro Paulo Sérgio é revisar os projetos de "ponta a ponta" e o governo não descarta, inclusive repactuar contratos já assinados.
2. O ministro admitiu que a fiscalização nas obras do DNIT e VALEC é deficiente e o governo, oficialmente, já estimou um prejuizo potencial de R$682 milhões em 17 contratos do MT de R$5 bilhões analisados. Em relação a FIOL, obra nova, ainda não se sabe quais são as mazelas, salvo questões de licença ambiental que já paralisaram as obras uma vez, e de outra feita, por determinação do TCU nova parada alegando que os projetos estão desatualizados.
3. Agora, com essa nova decisão do MT, os contratos da VALEC/FIOL serão revistos, novos editais serão lançados limitando o número de concorrentes e restrições técnicas mais amplas serão impostas às emopresas. Com isso, as obras da FIOL continuam fora dos trilhos e se já não havia um cronograma estabelecendo prazos, a situação ficou ainda mais indefinida.
4. Como se trata de um projeto de longo prazo, só agora os estudos de impacto ambiental (RIMA) do Porto Sul começaram a ser entregues nos municípios afetados por essa obra, fundamental para a existência da ferrovia, pois, sem o porto não adianta ter a ferrovia, vê-se, que como muito esforço poderá ser concluido algum trecho até o final do segundo governo Wagner.
5. Mas que ninguém aposte que até final de 2014 esteja tudo nos trilhos e funcionando. Por ora, sequer conseguiu organizar os processos licitatórios de todos os trechos.
**
6. Durante o sábado (10), último dia da Conferência Municipal da Juventude, o prefeito Luiz Caetano anunciou diversas ações da Prefeitura em benefício da Educação do Município.
7. Entre elas, a assinatura de um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no próximo dia 30, que garante 400 vagas de graduação e mais 600 de pós-graduação, mestrado e doutorado, para professores da rede pública municipal de ensino.
8. Do publicitário João Silva sobre a polêmica em torno da entrevista do presidente do Olodum ao BJÁ falando de igualdade e racismo: - Encruzilhada: por que será que lideranças negras da Bahia estão tendo tanta dificuldade em admitir, publicamente, que existe racismo no estado da Bahia!
9. O TRT vive no mundo da lua: enquanto o governo aperta o cinto em relação aos super-salários o tribunal manda liberar geral na Câmara e no Senado.
10. Fumacê em Brasília.
11. A Parada Gay de Salvador deve reunir no máximo 300 mil pessoas entre o Capo Garnde e a Castro Alves, se tiver tudo entupido de gente. Nesse espaço só cabe essa quantidade de pessoas. Agora, já se fala em 1.000.000 de pessoas.
12. Levando-se em conta velhos, crianças e menores issoo representa (1 milhão) a metade da população de Salvador.
13. A Meia Maratona da Caixa deveria ser feita no circuito Ayrton Senna, no CAB, e não na Orla Atlântica de Salvador.
14. Nova greve de professores do estado prevista para próximo dia 13. Greve (nacional) por 24 horas na luta pelo piso salarial. Dia 14, a APLB faz assembleia em Jequié.
15. O motorista da Wall Glass, uma pampa branca com chapa de Salvador, precisa entender que não está pilotando em Interlagos. Invadiu o sinal do Othon Palace neste sábado pela manhã, em Ondina, e quase provoca um acidente grave.
16. A Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Itaparica, inaugura o seu escritório político neste domingo (11). O evento, previsto para começar às 9 h, acontece na sede do Alto Santo Antônio, Av. Santo Antônio dos Navegantes, s/n, centro, em Itaparica.
17. Os 50 anos da Campanha da Legalidade será tema de uma palestra durante o encontro. A Presidente da Comissão Provisória, Marlylda Barbuda, convida os presidentes de diretórios
municipais, lideranças, associações e a população em geral para fazer parte da inauguração.
18. O deputado estadual Bira Corôa (PT-BA) fez indicação ao governador Jaques Wagner para
isentar os servidores públicos que conduzem veículos oficiais ou particulares para o Estado do pagamento de taxas relativas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
19. Segundo o parlamentar, a iniciativa beneficia um servidor que, muitas vezes, utiliza sua
carteira exclusivamente em serviço. "Um motorista que não possui veículo próprio, por excemplo, arca com o ônus para regularizar um documento que o credencia a prestar serviço em prol de toda coletividade, seja direta ou indiretamente", diz Bira Corôa.
20.
Monitoramento compartilhado da mídia é uma proposta apresentada pela Rede ANDI Brasil no
concurso de projetos promovido pelo Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor - IT3S. O prazo de votação termina em 12 de setembro. Se for eleito, o software de análise de mídia será
desenvolvido.
21. As advogadas jequieenses Ana Carolina Barbosa e Tainá Roriz, participaram do 17º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, ocorrido em São Paulo, no Hotel Tivoli São
Paulo Mofarrej.
22. Foram discutidos nesse seminário, diversos temas ligados à matéria penal, como Processo penal do júri, Garantias Fundamentais, Recursos na Reforma do CPP, Unidade de Polícia Pacificadora, O Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, Modernas Técnicas de Investigação e Proteção
de Direitos Fundamentais.