A presidente Dilma Rousseff chegou pontualmente ao desfile de 7 de setembro, que começou às 9 horas. Dilma foi recebida na pista pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Quando faltavam dez minutos para o início, ela passou em frente ao Palácio do Planalto, dirigindo-se ao palanque montado no Eixo Monumental.
Neste ano, foi reforçada a estrutura de segurança em volta do palanque presidencial, na pista do Eixo Monumental. A pista do eixo, bem em frente ao palanque onde vai ficar a presidente, os ministros e as demais autoridades, tem uma grande protetora que não permite a aproximação.
Em alguns anos, artistas e atletas que participavam do desfile podiam, eventualmente, estender a mão ao presidente que, da beirada do palanque, cumprimentava quem ele queria. Hoje, a grade montada na pista afasta do palanque quem passa no desfile. Neste ano, também são mais altas as grades na lateral do palanque presidencial. Nos espaços reservados para a imprensa também há mais segurança e mais restrições à movimentação dos jornalistas.
O governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e do chefe da Casa Militar do Governador, coronel Rivaldo dos Santos, foi recebido com honras militares nesta quarta-feira (7), no Campo Grande, em Salvador, onde participa das comemorações pelo 189º aniversário da Independência do Brasil (7 de Setembro).
Wagner hasteou a Bandeira por volta das 9h20, dando início ao desfile cívico-militar e aos festejos pela data no estado. "Hoje é o momento de comemorar aos heróis da nossa Independência, nosso 7 de Setembro, onde a Bahia vive um momento especial", disse Wagner.
Mais de 1,6 mil PMs
fazem a segurança da festa
A PM conta com 1.620 policiais e bombeiros militares no desfile de 7 de Setembro. Além da tropa, o policiamento ostensivo foi reforçado por 430 PMs do Comando de Policiamento Regional/Baía de Todos-os-Santos. A tropa da PM estará representada pelo Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo (Graer), Polícia Rodoviária, companhias independentes de policiamento especializado (Cipes), Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, Corpo de Bombeiros e a Companhia de Proteção Ambiental (Coppa).
Participação de estudantes dos colégios estaduais
Cerca de 450 estudantes da rede estadual participam do 7 de Setembro. Eles fazem parte das fanfarras dos colégios Professor Rômulo Almeida, Márcia Méccia, Polivalente San Diego, Aplicação Anísio Teixeira, João Caribé e Manoel Novaes. Os municípios de Alagoinhas, Conceição do Almeida, Itabuna, Juazeiro, Mairi, Livramento de Nossa Senhora, Vitória da Conquista e Maragojipe também participam do desfile das fanfarras estaduais.