Após os festejos oficiais, no palanque, do 7 de Setembro, o deputado Nelson Pelegrino participa, na manhã desta quarta-feira, da 17ª edição do Grito dos Excluídos 2011, promovido pela Arquidiocese de Salvador, este ano sobe o tema "Pela vida grita a terra... Por direitos todos nós!", cuja concentração começou às 9 horas no Centro de Pastorais, no bairro do Garcia, reunindo, além das próprias pastorais, escolas, sindicatos e entidades dos movimentos sociais.
Participante histórico do Grito dos Excluídos, Pelegrino vê no evento a oportunidade de os cidadãos se manifestarem democraticamente, expondo seus pontos de vista, protestando e reivindicando dos poderes constituídos ações que possam trazer melhorias à qualidade de vida das populações que vivem na periferia.
Já o padre José Carlos Santos Silva, vice-presidente da Ação Social Arquidiocesana e líder do Grito dos Excluídos, salienta que a manifestação popular é aberta a grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos: É um espaço em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças, afirma.