Em Brasília, o governador Jaques Wagner discutiu, nesta quarta-feira (31), com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o Programa de Reestruturação da Dívida Pública, em negociação com o Banco Mundial BIRD, que trata da reestruturação da dívida pública estadual, permitindo a destinação de mais recursos para investimentos necessários à implementação das políticas sociais e de desenvolvimento econômico da Bahia.
Temos esperança que a proposta baiana de reestruturação da dívida publica seja aprovada para que o estado tenha mais recursos para investir nos programas sociais, informou o governador, após o encontro com Mantega, no Ministério da Fazenda.
Trata-se de um programa abrangente, que alcança as áreas de saúde, educação, segurança pública, saneamento, integração produtiva, inclusão social, habitação e políticas de proteção às mulheres. O programa prevê a aplicação de 700 milhões de dólares em um período de três anos.
O ministro Mantega disse ao governador que a Secretaria do Tesouro Nacional está avaliando o programa apresentado pelo Estado da Bahia e dará seu parecer nos próximos dias.
Ministério das Cidades
O governador também teve audiência com o ministro das Cidades, Mario Negromonte e informou, após o encontro, que o ministro garantiu a liberação de R$ 70 milhões para a construção da Passarela de Pituaçu, a realização de infraestrutura urbana em 33 municípios, obras de infraestrutura na Região Metropolitana de Salvador, além da ampliação do Sistema de Esgotamento sanitário de Salvador- Bacias do Comercio e da Península, além de melhorias do sistema integrado de abastecimento de água de Salvador , Ilha dos Frades e Paramana.
Também foi discutida a liberação de recursos para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Camaçari, Vitória da Conquista, e Candeias.