Na sessão legislativa desta tarde, 30/8, o vereador Lula Maciel (PT) chamou a atenção dos presentes ao expor no plenário, dois filtros de ar condicionado para uso em automóveis. Em uma das mãos segurava um filtro novo, de cor bem clara e na outra um usado, de cor bem escura.
"Trouxe estes filtros para que vocês pudessem ver a qualidade do ar que estamos respirando", disse o vereador, que apresentou na semana passada, 23/8, uma indicação ao executivo, para que sejam tomadas medidas de controle dos níveis de poluição emitida pelos automóveis na cidade.
A proposição foi aprovada no mesmo dia pela câmara e enviada ao executivo. Segundo o vereador Lula, os veículos de transporte coletivo e de concessão municipal deveriam dar o exemplo, porém, é comum ver, principalmente vans, emitindo grandes quantidades de fumaça negra no ar.
O edil comentou ainda sobre uma matéria recente veiculada na imprensa, em que o município de Lauro de Freitas é citado como a 7ª maior frota do interior da Bahia com 48.800 veículos neste ano de 2011.
Preocupado não apenas com a poluição produzida, mas também com os demais reflexos de um aumento em mais de 34 mil veículos, desde o ano de 2001, o edil destacou que os dados confirmam a necessidade de um planejamento detalhado, condizente com o rápido crescimento da cidade e com a qualidade de vida que a população merece.
COMENTÁRIO BJÁ
A Prefeitura de Lauro de Freitas sequer monitora as dezenas de ônibus que rodam para Salvador e fazem ponto no condomínio Vilas do Altântico, imaginem se vai monitorar outras áreas no município, com uma prefeita anti-ecológica! A intenção do vereador é até boa, mas, falta quem cumpra tal norma se for aprovada pela Câmara.