Política

SALVADOR TÁ PERDENDO SUA IDENTIDADE CULTURAL E SÓ FALA SOBRE COPA 2014

vide
| 27/08/2011 às 19:21
Classe média entope a cidade de carros novos comprados com crédito fácil
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. De repente, É como se a cidade do Salvador fosse uma noviça sem rebeldia, uma cidade sem história, tudo passou a girar em torno da Copa do Mundo de Futebol 2014.

  2. Claro, os investimentos para este evento são necessários e importantes para o município, mas, o volume desses recursos e as prioridades até agora anunciadas, a Arena Fonte Nova (única obra em andamento) e o metrô da Paralela estão longe de atender a maioria da população.

  3. E, quando a gente assiste as principais ligações histórico-populares da cidade, o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, quebrados, vê-se que o furo é mais embaixo.

  4. A questão da mobilidade urbana, que é a pauta efervescentes há meses, desde quando o senador Pinheiro era secretário do Planejamento e definiu com sua equipe, lá atrás, em 2010, que a obra seria metroviária que a moviola gira em torno do mesmo assunto, com lobbies enormes de veículos de comunicação, empresários e políticos querendo "melar" o projeto do governo do Estado.

  5. Ninguém discute a hotelaria, a civilidade, a qualificação de pessoal do trade turístico, nada disso. Em matéria de civilidade, a capital baiana é uma das últimas do ranking nacional, pois, aqui ainda se faz xixi nas ruas, até os taxistas, e todas as passarelas e ruas têm ambulantes vendendo de tudo.

  6.. Todo mundo sabe que Salvador é uma cidade pobre. Não se pode comparar o Elevador Lacerda e o Plano Gonçalves com a Torre Eifel e a Torre de Londres, mas, com as devidas proporcionalidades, já imaginaram se chegar em Londres e ouvir dizer que o elevado da Torre está sem funcionar há 90 dias ou que o elevador da Eifel deu defeito e está consertando há meses! Isso não existe.

  7. Ou então se chegar na autopista de acesso a Berlim e passar 1h, 1h30min, para transcorrer 25km, como acontece todos os dias no acesso a Salvador pela BR-324 repleta de buracos e brongos!

  8. Então, ao invés de se ficar gastando tempo à toa, o momento (com permissão do slogan de Marcos Medrado) é de unir forças e não o contrário. Tancredo Neves já dizia, em 1984, que o negócio era unir para não disperssar.

  9. Salvador está com uma rede hoteleira sucateada, velha e sem novos investimentos à vista na dimensão que se espera para o próximo decênio. O Hilton é uma caveira de burro, O Emiliano outra caveria, O Pálace da Chile trancou a pauta. O Hotel da Bahia vai indo. O Othon de Ondinam, caducou.

  10. O momento, também, é de socializar o legado da Copa se é que ele vai existir de fato. Levar o metrô a Cajazeiras. Levar a Universidade a Cajazeiras e ao Subúrbio que são as duas áreas mais povoadas e carentes da cidade, além do miolo do Arenoso, Mata Escura, Canabrava e adjacências. Essa é a turma que está precisando, de fato, de ajuda.

  11. Ninguém é contra o investimentos na Arena Fonte Nova. Mas, se há recursos para esse fim, supõe-se ou pelo mnenos deveria ter bem mais para a população que mais necessita, até para honrar o slogan do governo da Bahia que se diz de todos nós.

  12. Nosso ponto-de-vista, o Parque Tecnológico que se avizinha é mais importante do que metrô e a Arena Fonte Nova juntos.
                                                      **
  13. Imagina! Itacaré, cantada em prova e verso como um destino turístico chic da Bahia, a Prefeitura e seus órgãos públicos tiveram cortadas pela Coelba as luzes porque devem R$300 mil.

  14. É preciso saber quem está falando a verdade e quem está blefando no caso do Planserv. O deputado Zé Neto (PT) disse a imprensa que o descontrole no órgão é de R$30 milhões ao mês e Sônia Magnólia, a gestora, fala em outro valor.

  15. Zé Neto disse também à imprensa que, só de netinhos, no governo Wagner foram incluidos 20 mil. Já Sônia Magnólia diz que, no total, de novos associados são 27 mil. Alguém aí não está falando a verdade.

  16. O mesmo está acontecendo em Camaçari. O prefeito Luiz Caetano divulga que seu governo vai bem, que a saúde vai muito bem e faz novos investimentos em UPAs, e a prefeita interina, Tereza Giffoni, diz que a saúde pública em Camaçari é uma desordem que faltam medicamentos e equipamentos básicos nos postos de saúde, e demitiu o secretário.

  17. Fundamentar as ações do Estado a partir das demandas da sociedade. Esta é a finalidade maior da IV Conferência Estadual de Cultura , que este ano acontecerá de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2011 na cidade de Vitória da Conquista e tem como tema principal "Planejar é preciso: consolidação dos planos de cultura".

  18. Mas até lá, há um longo caminho a ser percorrido, inicialmente com a realização das Conferências Municipais e depois com as Conferências Territoriais e Setoriais

  19. Ou seja, vai ser lero-lero puro.

  20. A herança maldita de Lula deixada na Conab é de tal ordem que é melhor fechá-la. 

  21. Anchovas negras no jantar de Michel Temer a Dilma Rousseff. Esse pessoal só come do melhor.

  22. A apresentadora Glória Maria vai participar do programa de Roberto Carlos, na Globo, especial final de ano. É o charope imperdível de todos os anos.

  23. Morre monge beneditino Clemente Isnard.

  24. Depois que derrubaram o casario antigo de Serrinha todo o IPAC apareceu. Antes tarde do que nunca porque ainda pode salvar o antigo prédio da Prefeitura.