Política

DEPUTADA GRAÇA PIMENTA ALERTA PARA PERIGOS DA AIDS E QUER CONTROLE

VIDE
| 18/08/2011 às 13:28

Dados do Ministério da Saúde indicam que existem hoje, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus da AIDS. Desse número, 255 mil nunca teriam feito o teste e, por isso, não conhecem sua sorologia. Preocupada com os dados, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta para homens e mulheres a necessidade do uso de preservativos durante as relações sexuais.

"É necessário se proteger, usar camisinha durante a relação sexual, pois não vale a pena colocar a vida em risco por conta de um ato momentâneo. Dados informam que as meninas entre 15 e 19 anos estão entre os grupos mais vulneráveis ao vírus do HIV e isso é preocupante! Elas precisam incentivar seus parceiros a usar o preservativo, a fim de evitar um possível contagio", declara a parlamentar.


A AIDS foi descoberta em 5 de junho de 1981, quando o Centro de Controle de Doenças dos EUA registrou os primeiros casos da enfermidade. Em 1987 começa a produção do coquetel de medicamentos AZT, primeira droga a reduzir a multiplicação do vírus no organismo humano. O Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado em 1º de dezembro. Desde 1984, a capital baiana já registrou cerca de 7 mil casos.