Os cem anos das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus no Brasil serão comemorados na próxima sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB). O centenário, completado no dia 18 de junho último, significa o reconhecimento do pastor e de toda a Assembleia baiana a essa instituição secular.
O pastor Isidório ressalta que as Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Brasil realizam não apenas a evangelização do Brasil, mas apoiam a reinserção dos menos favorecidos na sociedade. É o caso da Fundação Dr. Jesus, entidade liderada espiritualmente por Isidório, que atende cerca de 700 dependentes químicos que buscam deixar o vício das drogas.
Segundo o pastor Isidório, estimativas recentes dão conta que, no Brasil, os assembleianos somam 15 milhões de fiéis espalhados em mais de cem mil locais de culto. Na Bahia, eles representam também a maior denominação evangélica.
Conforme o site oficial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, foram os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren que fundaram a instituição. Ainda de acordo com o sítio, a Assembleia de Deus é uma igreja evangélica que tem a Bíblia como sua única regra de fé e prática. A doutrina que distingue essa instituição religiosa de outras igrejas diz respeito ao batismo no Espírito Santo. "Jesus Cristo salva, cura e batiza no Espírito Santo", complementa Isidório.