Presidente do PMDB local, Zé Ribeiro discursa aos olhares do empresário Vanderlito Souza. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).
O anúncio de uma debandada da considera "Ala Progressista" do PMDB, encabeçada pelo empresário Vanderlito Souza caiu como uma bomba, no meio político brumadense. A atitude do grupo já era algo já anunciado, no entanto, a atitude ainda era questionada e muitos acreditavam que não aconteceria.
O Presidente do PMDB de Brumado, o vereador José Ribeiro Neves, em entrevista ao Brumado Notícias, tentou passar um tom de surpresa, mas estava desapontado com a baixa sofrida.
"Para mim está sendo surpresa, estou vindo de um evento agora e essa informação ainda não chegou para mim", ressaltou. Segundo o vereador, a notícia não tinha procedência, porque ainda não havia nenhum documento, com pedido de desfiliação dos membros, e, por outro lado, faltou diálogo com o diretório do partido. "A notícia pra mim não procede, porque ainda não recebi nenhum documento, nada que comprove essa dita debandada.
Acredito que a coisa teria que ter acontecido ao contrário, primeiro teriam que ter informado a presidência e a executiva do partido, e depois, tomado as outras providências. Estamos em um partido democrático onde as pessoas tem o direito de ficar, de vir ou de ir, isso depende da consciência de cada um. De qualquer forma, estamos tranqüilos e vamos continuar trabalhando pelo município.
ROMPIMENTO
Em uma reunião realizada na noite desta sexta-feira (12), em Brumado, o grupo que apoia a pré-candidatura do empresário Vanderlito Souza optou pela saída do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A reunião contou com a presença dos vereadores, Marcelo Viana (PMDB) e Leonardo Vasconcelos (PMDB), diversos empresários da cidade, lideranças políticas e tudo indica que a notícia deixará a corrida eleitoral ainda mais acirrada, pois muitos não acreditavam que o grupo poderia ter uma atitude tão "ousada".
O contabilista Marlito Lacerda, confirmou, com exclusividade, ao Brumado Notícias, a saída do PMDB. "O grupo realmente está decidido a desfila-se do PMDB, mas até o momento, não temos nenhum novo partido". Ele ainda ressaltou que, "Brumado precisa abrir espaço para novas lideranças e estamos criando uma nova alternativa defendendo essa bandeira".
Segundo vereador Leonardo Vasconcelos, mesmo com a desfiliação do grupo, espera contar com o apoio e parceria do PMDB, nas próximas eleições. "Reunimos com o nosso grupo, que são seguidores e apoiadores da pré-candidatura de Vanderlito e chegamos a definição de trilhar um caminho diferente do PMDB, mas o partido é um parceiro e sempre fez parte de nossa vida. Estamos pensando em um novo grupo, com uma nova dinâmica, para fazer uma política diferente, mas sem conflitos com o PMDB, pois é uma sigla séria e coesa, tanto que continuarei no partido".
O empresário Antônio Abrantes, militante de longas datas do PMDB, justificou a saída informando que quer uma política inovadora, para o desenvolvimento da cidade. "Buscaremos um novo partido com o nosso grupo para buscar o melhor para Brumado e o PMDB será nosso parceiro. O grupo buscará novas candidaturas, com novos nomes, em busca de apoio para Vanderlito, pois ele é um empresário que tem um nome e é sério".
A deputada estadual Ivana Bastos fez uma visita de cortesia ao novo grupo, que está surgindo na cidade, e confirmou que o apoiará, buscando benefícios para Brumado. "Foi uma decisão do grupo, ter uma identidade própria para marchar nas próximas eleições e, para isso, precisa ser aliado do governo do estado. Juntos, buscaremos melhorias para a população para sairmos vitoriosos em 2012" (BRUMADO NOTÍCIAS)