A cobrança da deputada estadual Graça Pimenta (PR) ao governo do Estado durante pronunciamento na Assembleia Legislativa (AL) referente à situação do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, surtiu efeito. O vice-governador da Bahia e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, visitou o equipamento esta semana e enviou um pedido à Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para homologar o terminal aéreo a fim de que ele possa receber voos regulares dentro da sua capacidade.
"Vamos torcer para que o pedido seja homologado. Operacionalmente, o aeroporto atende apenas voos particulares; aviões de grande porte somente no período do dia, pois a pista de 1.500 metros não possui sinalização, iluminação, nem existe torre de controle. O terminal é pequeno e não possui infraestrutura para passageiros. Além disso, não há plano de ativação do local para voos regulares e movimento de cargas, o que seria viável, pois a produção que é transportada pelas estradas poderia ser escoada através do aeroporto", declara a parlamentar.
De acordo com o vice-governador, em 90 dias um projeto de ampliação do aeroporto João Durval Carneiro deverá estar pronto. Segundo Otto Alencar, o objetivo do projeto é ampliar e transformar o equipamento num terminal de grande porte, para que possa auxiliar o aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador. Cerca de R$ 1,8 milhão estão previstos para serem gastos na recuperação do local.
BLOG ONOFRE
APENAS UM PASSEIO
Ao visitar Feira de Santana ontem (9) pela manhã, o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, falou de estudos para aquisição de uma área para construção de um aeroporto de porte médio no Município e de um levantamento visando a ampliação do Corpo de Bombeiros. A área para o Polo Logiístico, segundo ele, também está sendo "estudada". O próprio vice-governador admitiu que a burocracia e a questão ambiental travam os projetos e emperram as obras.
Quanto ao Centro de Convenções, Otto Alencar voltou a defender que a conclusão das obras fique a cargo da iniciativa privada. Ou seja, nada de concreto. Apenas um passeio, acompanhado o deputado estadual e líder do Governo Jaques Wagner, Zé Neto (PT), e do deputado federal Fernando Torres.
BLOG DA FEIRA
OTTO IRRITADO
O vice governador Otto Alencar demonstrou uma certa irritação com uma pergunta do repórter e ex-vereador Genésio Serafim que ao questionar sobre a questão do Aeroporto de Feira fez uma comparação com o de Vitória da Conquista.
Otto disse que a comparação revelava um ‘complexo' de inferioridade em relação a outra cidade. A ‘pecha' foi logo refutada pelo profissional.
Em seguida, mais diplomático, o Vice disse que entendia a ‘ansiedade' da população e da imprensa feirense em relação à questão do Aeroporto.