A Câmara Municipal de Salvador realizada no próximo dia 25, das 9h às 17h, no Centro de Cultura da Câmara, do Fórum de Expectativas de Ações para a Cidade do Salvador em Relação à Copa 2014.
"Nosso objetivo é conhecer as ações estratégicas das instituições envolvidas para a realização da Copa 2014 e o legado que ficará para a cidade e o cidadão", destaca o presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB). Ele reforça a necessidade que todos têm de saber mais sobre as "aspirações e interesses da população de Salvador".
Para o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Acompanhamento dos Empreendimentos da Copa 2014, o evento servirá, sobretudo, para "informar a sociedade soteropolitana sobre as políticas governamentais em relação à capital baiana". O vereador falará das diretrizes das políticas públicas da Câmara.
O secretário estadual Ney Campello, da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento dos Empreendimentos da Copa 2014, abordará o legado do governo estadual para a Copa. Já o secretário municipal Leonel Leal, gestor do Escritório Municipal da Copa, destacará as ações da administração municipal para o evento esportivo.
Também vão explanar sobre o assunto a senadora Lídice da Mata, presidenta da Subcomissão Temporária da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016; o conselheiro Paulo Maracajá, presidente do Tribunal de Contas do Município; o secretário municipal João Carlos Bacelar, da pasta de Educação, Esporte e Lazer; e o dirigente João Pereira, da Federação das Associações de Bairros de Salvador.
Mobilidade urbana
Dentre os painéis temáticos previsto para o período da tarde, o de mobilidade urbana promete atrair as atenções por conta da situação crítica de mobilidade que passa a cidade. Vão participar os dirigentes da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura, da secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, da Superintendência Regional da Infraero, da Arena Fonte Nova e da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
No painel para se conhecer as aspirações e interesses da população de Salvador vão participar representantes do Movimento Mude Salvador, da Frente Comunitária e Parlamentarista, do Movimento União dos Bairros para Mobilidade Urbana e do Comitê Popular da Copa 2014. A cultura, o Pelourinho, as Ilhas e o meio ambiente também estarão presentes no debate.
Como ocorre em todas as atividades da Câmara de Salvador, a participação popular terá vez e voz, podendo fazer sugestões que podem ser acolhidas. Paralelamente ao evento no Centro de Cultura, haverá atividade cultural e desportiva com a participação de fanfarras e roda de capoeira na Praça Municipal.