Política

BAIXA GRANDE COMEMORA 126 ANOS E RECEBE CONGRATULAÇÕES DE DEPUTADA

VIDE
| 17/07/2011 às 08:06
O município de Baixa Grande está completando mais um ano de emancipação neste domingo (17). A deputada estadual Graça Pimenta (PR) relembrou mais do que os 126 anos da cidade ao registrar, através de moção apresentada na Assembleia Legislativa (AL), a história local.

"Situada numa baixada de colinas, que originou o seu nome, Baixa Grande tem sua trajetória iniciada na primeira metade do século XVIII. Na época, homens se estabeleceram no território onde hoje está instalado o município e desenvolveram a agropecuária", revela Graça Pimenta.

Em 1861, com as famílias que migraram de Santana do Camisão, atual Ipirá, formou-se o lugarejo de Baixa Grande aos arredores da Fazenda Cais. No ano 1872, a localidade foi elevada a categoria de freguesia e, no dia 17 de julho de 1885, foram criados o município e a vila de Baixa Grande.

Durante o curso da história, a localidade perdeu e reconquistou seu prestígio. "No ano de 1906, a vila foi extinta e o território anexado a vila de Capivari, atual Macajuba. Em 1910, o território voltou a ser a vila baixa-grandense. No ano de 1931, a vila foi extinta novamente, sendo anexada desta vez ao município de Monte Alegre, atual Mairi. Dois anos depois, Baixa Grande reconquistou a sua autonomia", conta Graça Pimenta.
 
O município fica no trecho do quilômetro 115 da rodovia BA-052, conhecida como Estrada do Feijão. O território baixa-grandense é cortado pelos rios periódicos Cairú, Jundiá, Paulista e Congonhas. A religiosidade local pode ser vista com maior fervor no dia 8 de dezembro, quando se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Entre os festejos populares, merecem destaque o reisado e as alvoradas.

Baixa Grande pertence à Bacia do Jacuípe, no semiárido baiano. As principais atividades econômicas da cidade são a agropecuária e o comércio. O município está a cerca de 250 quilômetros de Salvador e, de acordo com o Censo 2010, possui uma população de 20.060 habitantes e área territorial de 946,649 Km².