Política

PV DIZ QUE PARTIDO É MAIOR DO QUE MARINA E A LUTA É COLETIVA

VIDE
| 07/07/2011 às 18:46

O PV divulgou nota nesta quinta-feira (7) em que lamenta o episódio que resultou na saída de Marina Silva dos quadros do partido. No comunicado, o PV chama de "polêmica artificialmente inflada" a briga interna com o presidente nacional do partido, José Luiz Penna. O desentendimento entre Marina e a cúpula da sigla foi um dos fatos determinantes para a saída da ex-presidenciável, que obteve quase 20 milhões de votos em 2010.


"O Partido Verde lamenta muito essa falsa polêmica artificialmente inflada sobre a falta de democracia interna, que tem gerado distorções injustas na imprensa brasileira. Continuaremos sempre abertos para receber em nossas fileiras pessoas que entendem que a luta pelo coletivo é muito mais relevante do que a luta pelo individual", destaca a nota, divulgada pela liderança do PV na Câmara e assinada pela Executiva Nacional do partido.


Na análise do PV, a polêmica em torno da saída de Marina seria a primeira grande "crise de crescimento", mas ressalta que o "Partido Verde e suas lutas, entretanto, são maiores do que qualquer pessoa".

Maurício Lima17.out.2010/AFP
Após meses de conflito com a liderança do PV, Marina Silva anuncia sua saída da legenda
Após meses de conflito com o PV, Marina Silva anuncia sua saída do partido. Na foto, ao lado de Penna (em pé)

O PV afirma ainda que não se recusou a efetivar aperfeiçoamentos nas regras que moldam o funcionamento do partido. "Estão programadas atualizações programáticas e elas ocorrerão no tempo oportuno dos verdes e como decorrência de amplo debate interno e com a sociedade, não da imposição de grupos determinados que integram o partido."

DESGASTE

Desgastada após tentar, sem sucesso, mudar a direção nacional do PV, Marina se desfilia contrariando a opinião de aliados próximos, como o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ).

Segundo aliados da ex-senadora, tanto o PV quanto Marina perdem com a sua desfiliação da sigla. Para ela, faltará visibilidade e estrutura partidária para os planos eleitorais de 2014. Já os verdes se desvinculam da votação expressiva alcançada com a então candidata no ano passado.