A sessão plenária da Câmara dos Deputados desta segunda-feira (4) foi suspensa em homenagem ao senador e ex-presidente da República Itamar Franco, morto no último sábado (2), em São Paulo, em decorrência de um acidente vascular cerebral. A suspensão foi pedida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE). Antes da suspensão dos trabalhos, deputados de vários partidos prestaram homenagem a Itamar Franco.
Valmir Assunção (PT-BA) informou que Itamar Franco foi o primeiro governante a reconhecer como legítimo o movimento dos sem-terra. Para o deputado federal, o Brasil perdeu um dos principais líderes políticos que sempre reafirmou suas convicções no sentido de fortalecer o poder legislativo. "Isso fica marcado na sua história."
Sobre Itamar Franco
Itamar Franco, de 81 anos, estava internado em São Paulo desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. O velório foi realizado em Juiz de Fora (MG), onde ele foi prefeito, e em Belo Horizonte - Itamar ocupou o governo de Minas Gerais de 1999 a 2002. O corpo foi cremado no final da tarde.