A criação da Clínica Escola como uma extensão do curso de Radiologia e a implantação do Centro de Prótese foram alguns dos temas debatidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), durante a visita que o deputado estadual Marcelino Galo realizou na última quarta-feira (8) à instituição. O encontro ainda discutiu a atuação do IFBA na Bahia, a ampliação de projetos para o interior do estado e a situação do ensino público superior e técnico no Brasil.
O parlamentar petista foi recebido pela diretoria geral do campus de Salvador, o diretor Albertino Ferreira Nascimento, o pró-reitor de extensão Carlos Bruni e o professor Ronaldo Nascimento. "A intenção desta visita foi conhecer mais esses dois projetos da instituição e entender como funcionará na prática. Já existe a compreensão de disponibilizar esse atendimento para a comunidade, principalmente os serviços da Clínica Escola, que atenderá mães para realizarem exames como a mamografia", declara Galo.
A criação da Clínica Escola seria uma ação de expansão do curso de Radiologia do IFBA, qualificando estudantes para atuarem na comunidade, atendendo a demanda de mamografia em parceria com outros órgãos do estado. "O atendimento será pelo Sistema Único de Saúde e ajudará a diminuir o índice de mães com câncer de mama", destaca o diretor Albertino Ferreira. O IFBA também trabalha a criação do centro de prótese, para suprir a demanda da população mais vulnerável. Os cursos da instituição federal chegam a 20 municípios, a intenção é aumentar para 36 e implantar outros cursos técnicos até o final deste ano.