Política

UFBA É PALCO DE DABATES DE CICLO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PT

vide
| 04/06/2011 às 10:14
UFBA atende anseios do PT em seu curso de formação política do Pedro Stédile
Foto: ASCOM

Mais uma vez a Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi palco de debates abertos entre a sociedade e movimentos sociais, dessa vez com a realização da 5ª etapa do Ciclo de Formação Política da Juventude do PT (JPT/BA), nesta quinta-feira (2), na presença do dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o gaúcho João Pedro Stédile. O encontro foi no Auditório do PAF I da universidade, que teve a participação do deputado estadual Marcelino Galo (PT), além de 200 pessoas, entre universitários, líderes de movimentos e sindicatos.


O dirigente nacional do MST esteve em Salvador a convite da Secretaria de Juventude do PT e debateu com os estudantes temas como a Reforma Agrária e a Luta Socialista no Brasil. Para o parlamentar Marcelino Galo "as palavras de João Pedro mostram que o movimento campesino está com extrema profundidade ideológica e nitidez estratégica". "Estão fazendo uma leitura correta do papel dos movimentos sociais e acumulando forças para construirmos uma reforma agrária popular. Neste sentido que os movimentos podem contar com o nosso mandato como instrumento para fortalecer esta luta", avalia.


Fazendo uma análise do papel dos movimentos sociais na luta democrática brasileira, João Pedro enfatiza a necessidade imediata de um movimento camponês ativo e de um governo popular. "Precisamos de uma reforma agrária popular e para isso acontecer só com um movimento de massas e um governo popular de fato. Dilma e Lula apesar de serem muito melhores que os governos anteriores ainda representam um governo de conciliação".


Informação

Para fazer uma verdadeira reforma agrária popular o movimento aponta quatro tarefas. A primeira é democratizar a terra, a segunda desenvolver agroindústrias não individuais, mas como cooperativas, terceiro democratizar a educação e quarto desenvolvimento de novas técnicas de produção que aumentem o trabalho sem agredir o meio ambiente, ou seja, métodos ligados à agroecologia.


O ciclo de formação política da JPT/BA começou em fevereiro e já teve como palestrantes José Dirceu, Emir Sader, Milton Pomar, Muniz Bandeira entre outros. Esta foi a última atividade do ciclo