Política

DEPUTADA GRAÇA PIMENTA PRESTA HOMENAGEM A UEFS E COBRA SOLUÇÃO

vide
| 31/05/2011 às 20:14
A deputada Graça Pimenta no plenário da ALBA, na tribuna
Foto: ASCOM

Os 35 anos de fundação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foram lembrados pela deputada Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (31). Durante pronunciamento, a parlamentar saudou a universidade e refletiu sobre o momento que a instituição está passando.


"Tenho imenso prazer em prestar uma homenagem à UEFS e fazer uma reflexão sobre o seu passado e o seu presente, lembrando a época em que fora instalada, em 31 de maio de 1976", declarou Graça Pimenta.


O histórico da universidade feirense foi citado pela parlamentar, que em seguida recordou dos tempos que estudou na instituição. "Cursei Enfermagem na UEFS e tenho grandes recordações da época de formação e profissionalização", lembrou Graça Pimenta.


Conforme a parlamentar, a instituição está passando por sérias dificuldades. "A UEFS vive uma crise generalizada assim como as demais universidades baianas. A instituição está em greve há mais de um mês, os professores recebem os piores salários do Nordeste e terão que amargar um congelamento de salário até 2014", revelou a deputada.


Segundo Graça Pimenta, o governo estadual tem influência na atual situação da UEFS. "Existe um descaso do governo do Estado para com os reclamos da comunidade universitária. Há também um descumprimento de acordo das Condições Especiais de Trabalho e atitudes arbitrárias em conduzir a crise de paralisação das atividades acadêmicas", salientou a parlamentar.


Graça Pimenta ressaltou que a universidade desejada pela população é aquela que oferte ensino diversificado, de alta qualidade, aberto a todas as classes sociais, adequado às necessidades do país e capaz de contribuir para a formação do cidadão.


"Não queremos uma universidade mergulhada em dificuldades, pois sabemos que a conjunção de tais fatores comprometem a eficiência, o desenvolvimento das pesquisas, a produção de conhecimentos e a qualidade do Ensino Superior. Este é assunto por demais importante para o governo do Estado levar a sério e corrigir o problema", destacou Graça Pimenta.


O discurso da parlamentar foi acompanhado por professores e estudantes das universidades estaduais, que estão realizando protesto na AL. A deputada Graça Pimenta finalizou o pronunciamento se solidarizando com os grevistas.