VIDE
O município de Irará está completando 169 anos de emancipação política nesta sexta-feira (27). A data é marcante para os habitantes da cidade e também para a deputada estadual Graça Pimenta (PR).
"Parabenizo o município de Irará e a população iraraense, desejando-lhes que o progresso possa continuar fazendo parte da história desta cidade tão querida", felicita a parlamentar.
Como forma de registrar a data comemorativa, a deputada Graça Pimenta apresentou moção de congratulações a Irará na Assembleia Legislativa (AL). No texto, a parlamentar exalta diversos aspectos do município.
Segundo a deputada Graça Pimenta, em meados do século XVI os jesuítas chegaram ao Brasil para catequizar os nativos e adentraram o sertão baiano. Os religiosos chegaram a região onde hoje está localizado o município de Irará e encontraram uma aldeia de índios tapuias.
No local descoberto, que depois foi chamado de Água Fria, os jesuítas fixaram moradia. Naquela época o território pertencia a sesmaria de Garcia D'Ávila. Depois, a extração de minérios e a caça de aborígenes
atraíram mais pessoas para o novo território.
Em 1717, Antonio da Fonseca construiu a capela de Nossa Senhora da Purificação dos Campos, que deu origem ao povoado da Purificação dos Campos. Água Fria teve menos destaque econômico do que o povoado da Purificação dos Campos e teve seu território anexado ao povoado, formando município e vila de Nossa Senhora da Purificação dos Campos em 27 de maio de 1842.
Diversas transformações político-territoriais ocorreram e, em 1895, Nossa Senhora da Purificação dos Campos foi elevada à categoria de cidade com o nome de Irará, vocábulo tupi que significa "nascido da
lua ou do dia".
As principais atividades econômicas do município são a agricultura, através do cultivo de mandioca e fumo; a pecuária, através da criação de bovinos; e o comércio atacadista e varejista. As fábricas de farinha também contribuem para a movimentação econômica local.
Um dos ícones da cultura de Irará, cidade que pertence a microrregião de Feira de Santana, é o cantor Tom Zé, integrante do movimento tropicalista nos anos 60. As raízes culturais iraraenses são expressas através do artesanato em cerâmica, samba de roda, reisado, festejo junino e da bata do feijão.
Distante de Salvador cerca de 130 quilômetros e com população de 27.466 habitantes (Censo 2010), Irará tem clima tropical semiárido e relevo variado, com destaque para as serras do Urubu e do Periquito.
Os rios Seco e Paramirim cortam a região.