Moradores da zona rural de Feira de Santana e Santanópolis terão em breve maior facilidade no acesso a água. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) reuniu com o diretor da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho, na tarde desta quarta-feira (25), em Salvador, na busca de melhorias para os dois municípios.
"A água é um bem necessário à vida do homem. Alguns dos habitantes das localidades que estou solicitando os poços, além de utilizarem a água para sobreviverem também a utilizam em suas atividades de trabalho", revelou a parlamentar.
Os povoados feirenses para os quais a deputada Graça Pimenta solicitou a perfuração de poços artesianos foram: Bebedouro e Varginha, pertencentes ao distrito de Jaguara; Rosário, Pedras e Campestre, em Humildes; Piaba e Sítio Ceilão, em Tiquaruçu. No Campestre, a população utiliza a água também na produção da farinha, que é uma das formas de sustento na localidade.
Bento Ribeiro Filho avaliou as solicitações da parlamentar e disse quais ações vão ser realizadas nas localidades feirenses. "Em Campestre nós iremos perfurar o poço artesiano. Nos outros locais, iremos realizar a locação dos poços", declarou o presidente.
Os povoados santanopolinenes contemplados com o pedido de extensão da rede de água, realizado pela da deputada Graça Pimenta, foram Mocó e Jurema dos Milagres. O presidente Bento Ribeiro Filho garantiu que, em princípio, vai autorizar uma visita técnica em Santanópolis para verificar a quantidade de habitantes dos povoados citados pela parlamentar e o quanto de tubo vai ser necessário para a realização do serviço.
A Cerb realiza obras em locais que possuam no mínimo 15 famílias. O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, e o secretário feirense de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, também participaram do encontro.