vide
GEddel e César Borges sendo recebidos no sertão da Bahia com animação
Foto: DIV
A recuperação da estrada que liga Sento Sé a Sobradinho, já no primeiro ano do governo, foi anunciada pelo candidato da coligação A Bahia Tem Pressa, ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima, em comício na cidade que lotou a Praça Coronel João Nuno. Ao lado do prefeito Ednaldo Barros (PSDB), o peemedebista citou o abandono das estradas baianas como exemplo do descaso do atual governo do estado em buscar soluções para os principais problemas enfrentados pelos baianos e recebeu o apoio do prefeito.
"Vamos recuperar essa estrada de verdade, e não ficar fazendo propaganda enganosa como o atual governador tem feito", disse o peemedebista que cumpriu agenda de visitas na região norte do estado, que se estendeu até o final da noite de domingo, incluindo além de Sento Sé, as cidades de Pilão Arcado e Campo Formoso, onde recebeu o apoio do também tucano, o ex-prefeito José Santana.
O trecho da rodovia, que já foi asfaltado, está praticamente intransitável, devido aos inúmeros buracos na pista. O prefeito tucano, que fez questão de estar ao lado de Geddel para agradecer as obras por ele levadas ao município, quando esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, e ressaltou que a Bahia precisa de um governador que tenha compromissos.
"Com Geddel, as obras em Sento Sé começaram a fluir, como a construção de 16 cisternas de abastecimento de água para atender comunidades carentes que passam sede", disse o prefeito.
Em resposta ao agradecimento do prefeito, o ex-ministro citou as obras viabilizadas por ele em Sento Sé, a exemplo da rede de esgotamento sanitário, com conclusão prevista para novembro e que vai beneficiar 12 mil pessoas, com investimento de R$ 14 milhões. Outra obra citada foi o sistema de abastecimento de água para a zona rural, com recursos de R$ 17 milhões, cuja implantação começa em novembro, com prazo de execução de um ano.
Geddel e o senador e candidato à reeleição, César Borges (PR), foram recebidos em Sento Sé por pessoas, seguindo em carreata até o local de realização do comício. No trajeto, a comitiva foi parada diversas vezes pelos moradores, que saíram das suas casas para saudar, cumprimentar e até tirar fotos ao lado do carro que levava os candidatos da coligação A Bahia Tem Pressa.
As mesmas manifestações de apoio Geddel e César receberam em Pilão Arcado, a primeira cidade visitada. Lá, o sol escaldante não evitou que as pessoas saíssem de suas casas para receber os candidatos, que seguiram em carreata pelas principais ruas. Na Praça Padre Cícero, onde a manifestação foi encerrada, o peemedebista recusou subir ao coreto, para falar mais próximo do povo, em agradecimento à recepção carinhosa que ele e César tiveram.
O prefeito João Ubiratan (PMDB) agradeceu as obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água em 14 comunidades rurais, viabilizadas por Geddel como ministro da Integração Nacional. A previsão é de que até o final do ano, as obras estejam concluídas: "Imaginem - disse o prefeito - quando Geddel for governador. Ele fará muito mais por Pilão Arcado e pela Bahia".
A programação de Geddel na região foi encerrada com um comício em Campo Formoso. Antes, ele e César participaram de carreata que passou pelo povoado de Poços, até a entrada da cidade, onde a comitiva subiu em um carro aberto, até a Praça de Eventos. De lá, seguiu em caminhada até o local do comício.
Durante o comício, Geddel lembrou que o próximo domingo é o dia da decisão: "Precisamos refletir que, para ser governador, não basta apenas ser do partido do presidente. Vocês precisam de alguém que enfrente os problemas e resolva. Alguém que entenda que Campo Formoso precisa de um governador que trabalhe e traga empregos, que alimente as esperanças dos baianos". Citou obras que, como ministro, viabilizou no município, como esgotamento sanitário e pavimentação em ruas de diversos bairros e construção de poços artesianos, para destacar que o resultado desse trabalho poderia ser visto ali, com a praça lotada.
A prefeita do município, Iracy Araújo (PR), disse que a melhor pesquisa é a reação do povo na praça: "Essa gente está aqui, porque Campo Formoso precisa de um governador que trabalhe e traga a semente de esperança para essas pessoas". Ela agradeceu a Geddel pelas obras de saneamento básico que estão chegando à localidade e pelo calçamento de ruas na sede e nos distritos de Poços e São Tomé e na sede de Campo Formoso.
O ex-prefeito de Campo Formoso, o tucano José Santana, também disse que a praça lotada era a prova do trabalho de Geddel na região. "Olhe, Geddel, tenho certeza de que você vai assumir o governo da Bahia. Precisamos de você para trazer de volta a esperança para o nosso povo".
César Borges disse que o palanque formado por Geddel reunia as lideranças que lutam por uma causa comum: trazer de volta o desenvolvimento à Bahia. "Como senador, continuo apresentando projetos a favor dos aposentados, deficientes físicos, e o trabalhador brasileiro que merece melhores salários. Daí a minha responsabilidade em escolher quem eu apoiaria para o governo do Estado. Fiz uma opção muito clara ao escolher Geddel o próximo governador. O atual não fez nada por Campo Formoso e muitas outras cidades baianas, mas Geddel, quando ministro, foi considerado o melhor pelo presidente Lula. Imaginem quando ele assumir o governo do Estado".
Estiveram presentes nos eventos os prefeitos de Remanso, José Filho (PR); Filadélfia, João Luiz Maia (PR); Antonio Gonçalves, Roberto Carlos (PMDB); Ourolândia, Antonio Araujo (PMDB); os vice-prefeitos de Campo Formoso, Carlos Maranhão (PSDB); Pilão Arcado, Ednália Borges Santana (PR); Sento Sé, Manoel da Paixão dos Santos Reis (PMDB); os ex-prefeitos de Pilão Arcado, José Lauro; Sento Sé, Hipólito Santos; os candidatos a deputado federal Genebaldo Correia (PMDB); Luiz Barbosa de Deus (DEM); Paulo Braga (PMDB), o candidato à Assembléia Legislativa, Elmar Nascimento (PR), e os presidentes das Câmaras Municipais de Campo Formoso, Sandra Madali (PSDB) e Sento Sé, José Carlos Damasceno (PR).