Política

GEDDEL DIZ EM ITAPETINGA QUE GOVERNO ATUAL NADA FEZ NA REGIÃO SUDOESTE

vide
| 25/09/2010 às 15:12
Geddel e César Borges durante comício em Itapetinga
Foto: DIV
  Recepcionado por partidários no comício em Itapetinga, no Sudoeste baiano, o candidato ao governo do Estado pela coligação A Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima (PMDB), citou as obras que, como ministro da Integração Nacional, realizou no município, para traçar um paralelo com o atual governador Jaques Wagner, que em quatro anos não tem nenhuma realização na região.

O comício, realizado no final da noite de sexta-feira (24), encerrou uma maratona de visitas do candidato pela região, que além de Itapetinga incluiu as cidades de Macarani, Maiquinique, Itarantim e Potiraguá. Geddel, na comparação feita com a gestão de Wagner, citou entre as obras que realizou em Itapetinga a construção do cais do Rio Catolé, obras de esgotamento sanitário no bairro Américo Nogueira e a recuperação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor. O ex-ministro disse ainda que, na área de educação, é preciso fazer com que as universidades estaduais recebam os investimentos necessários.

"O Estado não paga sequer o piso salarial nacional dos professores. Como dizer às mães da Bahia que tenham esperança se o governo não constrói nem creches para que elas possam trabalhar em paz, investindo na educação de seus filhos?", questionou o peemedebista.

INSATISFAÇÃO

Para o ex-prefeito do município, Michel Hagge (PMDB), a praça lotada de pessoas foi mais uma demonstração da insatisfação dos baianos com o governo Wagner, não apenas na educação, mas também na saúde, segurança pública, e outras áreas: "Por isso - disse - aqui está Geddel, que já foi deputado federal e ministro e começou a transformar a Bacia do São Francisco. Não houve quem tirasse a revitalização do Rio antes dele. O próprio Lula disse que ele foi seu melhor ministro".

A deputada estadual e candidata à reeleição, Virgínia Hagge (PMDB), também citou a inércia do atual governo na área de educação, como uma das consequências mais graves do atual governo para a população baiana. Professora e pedagoga, ela disse estar consciente de que a proposta de Geddel vai revolucionar o ensino público no Estado, a partir da valorização do magistério.

"Posso dizer que Geddel será o governador que olhará pela nossa classe. Em 2006 o atual governador nos prometeu pagar a URV e não cumpriu", disse a deputada, citando também a implantação do Instituto Médico Legal de Itapetinga como outra promessa não cumprida por Wagner.

Integrando a comitiva de Geddel, o candidato ao Senado, César Borges (PR), lembrou que, como governador, trouxe diversas obras para Itapetinga, entre elas a fábrica de calçados Azaléia, a construção do Parque da Lagoa, da Praça Augusto Carvalho e avenidas, e do Colégio Luís Eduardo Magalhães: "Essa era a obrigação de qualquer governador da Bahia. E eu pergunto a vocês: o que esse governador atual trouxe para Itapetinga?".

Também na comitiva de Geddel, o candidato a deputado federal e presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, relatou ter ouvido que "Michel (Hagge) seria louco" em organizar comício em uma das praças do centro da cidade. "Isso porque o atual governador esteve aqui e não tinha ninguém para ouvi-lo. Mas Michel provou que tem confiança no seu povo. E seu povo quer Geddel governador". Lúcio lembrou que, assim que Geddel assumir o governo, Virgínia irá procurá-lo para cobrar os benefícios para sua região. "E Geddel trabalhará por vocês, ao contrário do atual governador, com quem Virgínia esteve, mas não teve os pleitos atendidos".

Já o candidato ao Senado Edvaldo Brito (PTB), reafirmou a sua certeza de que Geddel vai vencer as eleições e se tornar governador da Bahia. Ele destacou que, a exemplo do que estava vendo ali, em Itapetinga, ao longo da campanha, o candidato do PMDB reuniu multidões nas cidades em que visitou, nas mais diversas regiões do Estado, ao contrário do seu adversário, Jaques Wagner.

Carreatas


Nos municípios de Macarani, Maiquinique, Itarantim e Potiraguá, Geddel, César e Edvaldo lideraram carreatas que levaram às ruas milhares de pessoas, moradores dessas cidades, que saudaram a comitiva e, em vários pontos dos roteiros, pararam o carro que levava os candidatos para cumprimentá-los e tirar fotografias.

Lideranças da região acompanharam os candidatos nas visitas, a exemplo dos  prefeitos de Macarani, Antonio Carlos Macêdo (PMDB); Caatiba, Omar Barbosa (PMDB); Itambé, Moacir Andrade (PMDB); Nova Canaã, Marival Fraga; os ex-prefeitos de Itarantim, Ricardo de Melo Souto (PMDB); Potiraguá, Salvador Alves de Brito (PMDB) e Edvaldo Cardoso dos Santos (PMDB); Itororó, Marcos Brito (PMDB); Firmino Alves, Vailson Cunha; os ex vice-prefeitos de Potiraguá, Carlindo Caprini (PMDB); Itapetinga, Katia Espinheira (PMDB); Maiquinique, Jesulino Ferreira (Dr. Jesinho); os candidatos a deputado estadual, Paulo Magalhães Junior (PSC) e a deputado federal Maurício Trindade (PR) e Herzem Gusmão (PMDB); além do presidente do PMDB de Itarantim, Antonio Roberto Ferreira.