Política

ALELUIA CLASSIFICA ADIN PT CONTRA EXIGÊNCIA 2 DOCUMENTOS DE DESESPERO

vide
| 25/09/2010 às 15:08
 

Na opinião do deputado federal e candidato a senador pela Bahia, Aleluia (DEM), a Ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a exigência de dois documentos para votar, apresentada ontem (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos advogados do PT é um "golpe desesperado" que visa dispersar a atenção da mídia do esquema de corrupção envolvendo a candidata Dilma Roussef e a ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra.

  
"A campanha de Dilma está contaminada com o esquema de corrupção que ela montou com sua ex-auxiliar na Casa Civil. Quanto mais a mídia mexe e denuncia, mais Dilma cai nas pesquisas. Por isso eles vão fazer de tudo pra dispersar a atenção do eleitorado. É um golpe de quem está desesperado", explica Aleluia. 

O democrata defende que o máximo de pessoas participe do processo eleitoral, mas que se cumpra o que determina a lei. "Queremos que o máximo de pessoas vote para que o PT perceba nas urnas que a população brasileira não aceita a corrupção. Agora, o Estado democrático de direito, que pressupõe a liberdade de imprensa que tanto incomoda o PT, exige respeito às leis. E lei não se discute, lei é pra se cumprir". 

De acordo com o advogado Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral que atende ao Democratas da Bahia, a Lei 12.034, que determina a apresentação de um documento com foto além do título de eleitor na hora de votar, passou pelo Congresso Nacional e foi sancionada há um ano, em setembro de 2009, pelo presidente Lula. 

"A própria bancada de deputados e senadores petistas votou a favor dessa lei. Então a Adin apresentada pelos advogados do PT sobre essa matéria, há uma semana das eleições, é pura demagogia”, explica.

Ismerim é enfático ao comentar o comportamento que se espera do STF ao julgar a Adin petista. "O Supremo jamais irá acatar uma Adin dessas. A matéria está na lei. E se está na lei, não fere a Constituição".