O Partido Verde propõe aos candidatos do PMDB e do PR que, após a retirada do apoio do PT às suas candidaturas, estes se unam para levar Marina Silva ao segundo turno. "Dilma dispensou o apoio do PMDB e do PR. Nós convocamos estes partidos para unirmos forças e levar Marina ao segundo turno", disse o presidente do PV na Bahia, Ivanilson.
Marina já chega ao segundo lugar em Salvador e no distrito federal superando José Serra. A candidata do PV à Presidência continua a subir nas pesquisas. Levantamento feito pelo Datafolha, divulgado pelo "Jornal Nacional" nesta quarta-feira (22), revela que Marina Silva subiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto e atingiu 13%. Segundo o Datafolha, Dilma Rousseff (PT) caiu dois pontos e está com 49%. José Serra (PSDB) subiu de 27% para 28%.
Aumentaram, assim, as chances de haver segundo turno, de acordo com o levantamento. A diferença de Dilma Rousseff em relação à soma dos outros candidatos à Presidência caiu de 12 para 7 pontos percentuais.
Ontem, num clima de já ganhou a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, retirou seu apoio ao candidato do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima e por tabela ao Senador e candidato à reeleição, César Borges (PR).
O presidente do PV, Ivanilson, afirmou que deve indicar César Borges (PR) como a segunda opção para o Senado já que o partido tem apenas um candidato na disputa, o deputado federal, Edson Duarte.
Para Dilma a certeza da vitória é tão grande que ela começa a dispensar apoios. A presidenciável declarou na sua rápida passagem por Salvador na terça-feira (21), que, a partir deste momento, Jaques Wagner é seu único candidato ao governo da Bahia. A justificativa do PT para o novo posicionamento é o desempenho fraco de Geddel nas pesquisas de intenção de votos.
"Agora, nesse exato instante, eu tenho um apoio claro para o governador Jaques Wagner. O Geddel, pelas pesquisas, não está bem situado, tudo indica que a disputa é entre os dois primeiros (Wagner e Paulo Souto - DEM), por isso, eu tenho um candidato: Jaques Wagner", disse.
"Começou a derrota da arrogância de quem achava que o jogo já estava ganho antes mesmo de terminar", afirmou o deputado federal e líder da bancada do Partido Verde na Câmara, Edson Duarte.