O ministro da Pesca e Aquicultura do governo Lula, Altemir Gregolin, aproveitou sua visita a alguns dos municípios à região do Extremo Sul da Bahia - Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Itamaraju - para pedir votos para o deputado Valmir Assunção, candidato à uma vaga na Câmara Federal, e Marcelino Galo, candidato a deputado estadual.
Altermir Gregolin aproveitou o espaço que a legislação eleitoral permite - a membros do governo Federal - para fazer campanha para seus candidatos fora do horário de expediente, à noite e finais de semana. Portanto, o ministro participou de dois comícios em favor de Valmir Assunção e Marcelino Galo. O primeiro deles foi em Porto Seguro, quando ao lado do prefeito Gilberto Abade defendeu as duas candidaturas e disse que via como certo a vitória dos dois nas urnas.
Já em Itamaraju, já no final da noite, num espaço da Loja Maçônica, Gregolin disse que tanto Valmir como Galo representavam a concretização dos projetos sociais do governo Lula. "Com a eleição dos dois ganha a Bahia e os baianos, pois o projeto dois é o fortalecimento do próprio projeto da Bahia", disse. Em Itamaraju, o comício de Gregolim, Valmir e Galo, reuniu mais de 500 pessoas.
Não retroceder - Nas duas cidades - Porto Seguro e Itamaraju -, onde fez comício, Valmir Assunção alertou para o que considera um retrocesso, a não-eleição de Dilma e Wagner, em outubro. "Não podemos dar sorte ao azar e correr o risco de voltarmos ao tempo em que se fazia política com o dinheiro em uma mão e o chicote na outra", declarou.
Em Porto Seguro tanto ele como Marcelino Galo foram elogiados pelas suas trajetórias de luta em favor dos movimentos sociais, pelo prefeito Gilberto Abade (PSB), o mesmo acontecendo em Itamaraju, pelo ministro Altermir Gregolin. "Temos que pedir votos e apoiar os que defendem o projeto do governo Lula. E os dois fazem isso muito bem", completou Gregolin.