Estudantes secundaristas, universitários, lideranças de bairros, juventude LGBT, DCE da UFBA, a galera do hip hop, do samba, do pagode e do rock'n roll. Todos eles se encontraram no Ato da Juventude realizado no comitê central do candidato a deputado federal Valmir Assunção, na noite desta sexta-feira (17). O candidato a deputado estadual, Marcelino Galo, também esteve presente e foi ovacionado pelos jovens que entoavam gritos de ordem a cada afirmação do candidato petista.
O coordenador da Juventude do PT, Gabriel Oliveira, apontou os avanços das políticas públicas para a juventude, principalmente para os jovens e contou um pouco da história de vida de Valmir e Marcelino, além das mudanças do cenário político da Bahia e do Brasil. "A eleição de Valmir e Galo servirá também para legitimar a luta dos jovens em qualquer espaço que eles possam se organizar. É preciso que essa juventude seja protagonista do seu futuro", ratificou Gabriel.
Marcelino Galo explanou sobre as Ligas Camponesas e a participação dele na reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), depois do período da Ditadura Militar. "Essa é a plenária mais importante desta campanha. O jovem participa mais da política e isso é um começo para serem protagonistas de suas vidas, do seu futuro, que começa agora", enfatizou Galo que ainda comentou a atuação de Assunção na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). "Vamos lutar para continuar as ações da Sedes, dando mais oportunidade de trabalho e de capacitação técnica para jovens de toda a Bahia".
Já Valmir Assunção ressaltou a história de vida como líder sem terra e as dificuldades enfrentadas quando jovem - momento em que teve de sair da Bahia para ir a São Paulo na procura por emprego e melhores condições de vida. "Vamos continuar o projeto político para assegurar novas políticas públicas para a juventude, assim como fizemos quando estava secretário da Sedes", disse.
Neste período foram realizadas conferências da juventude, projetos de capacitação por meio dos Jovens Baianos, oportunidade de emprego com o Educar pra Construir, além do fortalecimento do Programa Bolsa Família, implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da política de segurança alimentar e as recuperações de creches da capital.
As surpresas da noite ficaram por conta das homenagens dos grupos de danças de diferentes bairros de Salvador aos candidatos. Houve apresentações de música e dança do Grupo Xeké Dance de Itapuã, do Grupo Nova Geração do Calabar, além do Grupo Garotos Manhosos de Sussuarana que encerram a noite.