Política

VEREADOR QUER CAMPANHA EM EDUCAÇÃO POSTURAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

vide
| 14/09/2010 às 15:00
A instituição de campanha permanente de educação postural nas escolas de Ensino Fundamental de Salvador é a indicação do vereador Edson da União (PMN) ao Executivo Municipal. A campanha, segundo defende o vereador, deverá abordar os problemas mais comuns da postura inadequada, a profilaxia e a reeducação motora, orientando os alunos sobre a importância de um bom posicionamento da postura.


"É preciso chamar a atenção para as conseqüências da má postura, a importância da conscientização corporal, as maneiras adequadas de se realizar determinadas atividades, como dormir, sentar, andar, levantar e transportar peso", destaca o vereador.


Em sua justificativa, o vereador lembra que estudos recentes demonstram que cuidados simples permitem que tais problemas sejam evitados, sobretudo a partir de uma mudança de hábitos. O objetivo da campanha proposta por Edson da União é, em curto prazo, transmitir às crianças e aos adolescentes informações básicas sobre ergonomia, anatomia, biomecânica e fisiopatologia de dores na coluna vertebral e hábitos posturais corretos.


"A longo prazo, esperamos formar uma consciência de que uma postura adequada na infância e na adolescência proporcionará ao adulto uma melhor qualidade de vida", frisa.


Ergonomia - ciência do conforto


É uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao ser humano mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.


Ergonomia pode ser resumida como o estudo entre o ser humano e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente.


A ergonomia surgiu junto com o ser humano primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem querer, o ser humano primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais. Ele exercia a mesma atividade com menos esforço, com mais conforto.


Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos que deveriam ser precisos e habilitados a serem usados por soldados de vários países com medidas antropométricas diferentes.


Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biotipos, jamais visto em um exército, que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" do soldado ou serviço de engenharia.


A ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano, cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental, nas atividades diárias. O computador, a calculadora, são dois exemplos de produtos ergonômicos diminuindo o esforço mental.

______________________________________________________________________________________