Política

GEDDEL LAMENTA QUE SOUTO FICOU 8 ANOS NO GOVERNO E NÃO FEZ ADUITORA

veja
| 05/09/2010 às 18:22

O candidato a governador, Geddel Vieira Lima, da coligação A Bahia Tem Pressa, lembrou que a já está em andamento a adutora de Guanambi, reivindicada sábado passado (4/9) pelo o candidato do DEM Paulo Souto ao governador Jaques Wagner durante comício que realizou no último sábado naquele município.  "O projeto foi licitado, os tubos dos 233 quilômetros da adutora estão comprados, e já chegaram ao local, e a obra civil encontra-se em fase final de licitação", informou Geddel, que deu início à adutora quando ministro da Integração Nacional. "O que não se explica é o candidato do DEM ter tido oito anos para fazer a obra e não ter feito".
 

Geddel disse que as providências foram tomadas após uma visita em julho de 2009 às barragens de Ceraíma e Poço do Magro, situadas em Guanmbi.  "Detectamos o estado de calamidade e imediatamente fizemos uma ligação emergencial de Poço do Magro para alimentar Ceraíma minimizando o problema", relatou o ex-ministro, informando que o governo do presidente Lula, através do Ministério da Integração, também indenizou os irrigantes da área de Ceraíma, no valor de mais de R$ 1,6 milhão, e mudou o sistema de irrigação que era por sulco para o de microaspersão e gotejamento, que economizam mais que o dobro da água necessária às plantações.


"Todas essas ações foram feitas em menos de um ano e saí do ministério deixando em andamento a adutora, que é obra exclusiva do governo federal", informou Geddel. A adutora é orçada em mais de R$ 800 milhões e vai garantir segurança hídrica, para consumo e irrigação, a Guanambi e a mais oito municípios, entre eles Caetité, Malhada e Iuiú, além de vários distritos e povoados do Sudoeste baiano.