Política

SOUTO DIZ NO INSTITUTO ACM QUE BAHIA NÃO PERMITIRÁ FIM DO PELOURINHO

veja
| 03/09/2010 às 18:02
Souto durante a inauguração do Instituto ACM
Foto: DIV

"Se os meus adversários pensam que vão destruir essa obra do povo baiano, não vão conseguir porque a Bahia não vai permitir", disse o candidato ao governo estadual pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, expressando em palavras o que imaginou poderia ser dito pelo senador Antonio Carlos Magalhães durante a inauguração do Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM), numa época em que o Centro Histórico de Salvador se encontra em processo de degradação por causa do abandono dos atuais governantes.


No ato público de inauguração do IACM, realizado no Terreiro de Jesus, no final da manhã desta sexta-feira (03/09), Paulo Souto lembrou que a recuperação do Centro Histórico de Salvador foi um dos grandes desafios enfrentados e vencidos por ACM. "Quando poucos acreditavam, ACM, com apenas recursos do estado, iniciou a realização desta grande obra, que atualmente sofre um processo de decadência devido ao descaso de um governo, que não tem amor às coisas da Bahia".


Apesar da lamentável situação atual do Pelourinho, Souto destacou que a iniciativa de familiares e amigos do falecido senador em inaugurar o IACM na região histórica é uma demonstração de que existem baianos que acreditam no futuro do local. "Não tem desleixo de governante que seja capaz de ofuscar o que o Pelourinho representa para a Bahia e Brasil", criticou, elogiando em contraposição a resistência dos comerciantes que se mantém ainda funcionando no Centro Histórico.


O deputado federal ACM Neto disse que o IACM é a semente para os governantes olharem com carinho e atenção o Pelourinho. Emocionado o parlamentar observou que a inauguração do instituto ocorria na véspera do aniversário do avô, que todo ano escolhia a Igreja do Rosário dos Pretos para celebrar sua data natalina.


"Ele tinha um carinho especial por este lugar. Das inúmeras obras que o consagraram como o maior líder político da Bahia a que marcou a retomada do crescimento e do orgulho de ser baiano foi a recuperação do Centro Histórico de Salvador", disse ACM Neto, acrescentando que o avô inaugurou as primeiras etapas, mas Paulo Souto deu continuidade à recuperação.


O comerciante Clarindo Silva, dono de um dos mais tradicionais estabelecimentos do Pelourinho, a Cantina da Lua, presente à inauguração do IACM, observou que o atual governo de Jaques Wagner até hoje não iniciou as obras da sétima etapa da recuperação, prevista para começar em 2007.